Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/356
Título: Publicidade, tecnologia e sociedade de consumo: uma análise de peças publicitárias na Revista Veja
Autor(es): Fernandes, Alessandra Lemos de Oliveira
Orientador(es): Fanini, Angela Maria Rubel
Palavras-chave: Publicidade
Tecnologia
Análise do discurso
Consumo (Economia)
Periódicos
Publicity
Technology
Discourse analysis
Consumption (Economics)
Periodicals
Data do documento: 23-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Alessandra Lemos de Oliveira. Publicidade, tecnologia e sociedade do consumo: uma análise de peças publicitárias da revista Veja. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa que analisou as representações da tecnologia em anúncios publicitários selecionados da revista Veja, periódico semanal brasileiro de maior circulação do país, com mais de um milhão de leitores por mês. Com base na metodologia da Análise do Discurso de linha francesa, foi verificado que o discurso da publicidade acerca dos aparatos tecnológicos e seus conceitos vai além da utilidade em si do objeto, mas também procura vender um estilo de vida, com promessas de bem-estar e status social gerados pelo consumo. Foram analisadas peças publicitárias publicadas entre as décadas de 1970 a 2000, período em que se verificou uma permanência das estratégias discursivas que oferecem os bens tecnológicos, aliando-os a conceitos de avanço, progresso, maior produtividade entre os funcionários e necessidade de substituição dos aparatos por aparelhos e produtos ditos mais modernos e inovadores. Usam-se conceitos de pensadores, como Jean Baudrillard (1995), Zygmunt Bauman (2007 e 2008), Robert Sennett (1999), Naomi Klein (2003 e 2006), Milton Santos (2000) e Andrew Feenberg (2010, 2003, 1995 e 1991) a respeito da tecnologia, da sociedade tecnológica, do consumismo e do uso da publicidade na sociedade atual para analisar como a publicidade é divulgada pela revista Veja, veículo de prestígio social considerado formador de opinião junto ao seu público-leitor.
Abstract: This research presents the results of a study that analyzed the representations of technology in select advertising on Veja, the biggest weekly Brazilian magazine with over one million readers per month. Based on the methodology of French Discourse Analysis it was observed that is the discourse of publicity about technological devices goes beyond the usefulness of the object itself, but also aiming to sell a lifestyle, promising better social status generated by consumption. It was analyzed advertisements published in the decades from 1970 to 2000, during in which there were permanent strategies that offer technology assets by combining them with concepts of progress, increased productivity among employees and the need for replacement of the apparatus of appliances and products said the most modern and innovative. To support the reading, it was used concepts of thinkers such as Jean Baudrillard (1995), Zygmunt Bauman(2007 e 2008), Robert Sennett (1999), Naomi Klein (2003 e 2006), Milton Santos (2000) and Andrew Feenberg (2010, 2003, 1995 e 1991) about technology, society, technology, consumption and the use of advertising in today's society to analyze how advertisings available by Veja magazine.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/356
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Fernandes, Alessandra Lemos de Oliveira_2012.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.