Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3555
Título: A reforma nas universidades federais brasileiras e a representação cultural do tempo histórico: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012
Autor(es): Camilo, Suseli Cristiane Alves
Palavras-chave: Reforma universitária
Política pública
Ensino superior - História
Universidades e faculdades públicas
Public policy
Higher education - History
Public universities and colleges
Data do documento: 2014
Câmpus: Londrina
Citação: CAMILO, Suseli Cristiane Alves. A reforma nas universidades federais brasileiras e a representação cultural do tempo histórico: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA: 1964-204: 50 anos do golpe militar no Brasil, XIV. 2014, Campo Mourão. Anais eletrônicos... Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, 2014. Disponível em: <http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/54.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2018.
Resumo: A presente comunicação de pesquisa tem como objetivo uma análise inicial do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa será estudado como uma etapa no contexto de reforma nas universidades federais brasileiras, pensada desde meados dos anos 1980 e implementada, sobretudo, ao longo dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação era o elemento invariante de maior relevância. A título de exemplo, a proposta de implantação dos Bacharelados Interdisciplinares, objetivando a democratização do acesso à universidade e evitando a especialização precoce dos graduandos, era incentivada pelo programa. Embora seja importante a reflexão sobre a inovação curricular para a universidade pública, nossa intenção aqui será compreender como, na prática, esse processo tem apresentado diversos graus de dificuldades para que a universidade pública federal se mantenha autônoma. Setores externos à instituição, principalmente os governos e o mercado econômico, em níveis local e global, têm cada vez mais poder na definição dos rumos da universidade. As reflexões sobre essa problemática serão conduzidas pelos pressupostos teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu e da história dos conceitos de Reinhart Koselleck. Os resultados pretendem uma compreensão do REUNI como uma política pública implementada no campo das universidades públicas federais, entendido como um espaço de articulação entre relações sociais e suas representações numa dada historicidade, de maneira a captar a complexidade do objeto de pesquisa e contribuir com as reflexões sobre a universidade pública brasileira.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3555
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reformauniversidadeshistoricoreuni.pdf237,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.