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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamilo, Suseli Cristiane Alves-
dc.date.accessioned2018-11-09T15:00:38Z-
dc.date.available2018-11-09T15:00:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAMILO, Suseli Cristiane Alves. A reforma nas universidades federais brasileiras e a representação cultural do tempo histórico: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA: 1964-204: 50 anos do golpe militar no Brasil, XIV. 2014, Campo Mourão. Anais eletrônicos... Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, 2014. Disponível em: <http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/54.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3555-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Regional de História: 1964-2014: 50 anos do Golpe Militar no Brasilpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectReforma universitáriapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Históriapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectHigher education - Historypt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.titleA reforma nas universidades federais brasileiras e a representação cultural do tempo histórico: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoA presente comunicação de pesquisa tem como objetivo uma análise inicial do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa será estudado como uma etapa no contexto de reforma nas universidades federais brasileiras, pensada desde meados dos anos 1980 e implementada, sobretudo, ao longo dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação era o elemento invariante de maior relevância. A título de exemplo, a proposta de implantação dos Bacharelados Interdisciplinares, objetivando a democratização do acesso à universidade e evitando a especialização precoce dos graduandos, era incentivada pelo programa. Embora seja importante a reflexão sobre a inovação curricular para a universidade pública, nossa intenção aqui será compreender como, na prática, esse processo tem apresentado diversos graus de dificuldades para que a universidade pública federal se mantenha autônoma. Setores externos à instituição, principalmente os governos e o mercado econômico, em níveis local e global, têm cada vez mais poder na definição dos rumos da universidade. As reflexões sobre essa problemática serão conduzidas pelos pressupostos teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu e da história dos conceitos de Reinhart Koselleck. Os resultados pretendem uma compreensão do REUNI como uma política pública implementada no campo das universidades públicas federais, entendido como um espaço de articulação entre relações sociais e suas representações numa dada historicidade, de maneira a captar a complexidade do objeto de pesquisa e contribuir com as reflexões sobre a universidade pública brasileira.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.citation.issueXIVpt_BR
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