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Título: Análise da exposição pessoal ao material particulado atmosférico no sistema de transporte público urbano de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Analysis of the personal exposure to the particulate atmospheric material on the urban public transportation system of Curitiba
Autor(es): Curti, Suzana Moreira Muniz
Orientador(es): Martins, Leila Droprinchinski
Palavras-chave: Ar - Poluição
Transporte urbano
Saúde ambiental
Air - Pollution
Urban transportation
Environmental health
Data do documento: 15-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Londrina
Citação: CURTI, Suzana Moreira Muniz. Análise da exposição pessoal ao material particulado atmosférico no sistema de transporte público urbano de Curitiba. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a exposição pessoal de curto prazo as concentrações em número e massa de partículas, assim como sua composição química elementar em rotas urbanas do transporte público da cidade de Curitiba. Por meio de levantamento de dados georreferenciados da URBS (Urbanização de Curitiba), foram selecionadas cinco rotas de ônibus do sistema de transporte público da cidade de Curitiba nas quais apresentam os maiores fluxos de pessoas da cidade de Curitiba. Nessas rotas principais foram realizadas medidas e coletas do material particulado fino (MP2,5), assim como, da concentração em número de partículas (NP) nos diâmetros de corte de 0,3, 0,5, 1,0 e 2,5 􀁐m. O material particulado fino foi amostrado pelo uso do equipamento pessoal DataRAM™ pDR-1500 em filtro de PTFE de 37 mm com diâmetro de poro de 2 􀁐m, em condições similares a taxa de fluxo do sistema respiratório humano (3 L min-1), além de um contador de partículas MetOne e acompanhamento do GPS que foram utilizados em todo percurso. Foram feitas três coletas para cada rota selecionada em períodos de pico e não pico. Os filtros coletados da amostragem foram analisados e quantificados para determinar a composição química elementar do material amostrado, com o uso da técnica Fluorescência de Raio X (EDX-RX) e do Black Carbon elementar (BCe) por refletância. As concentrações no horário de pico, variaram de 18,4 a 23,7 μm m-3, e no horário de não pico variou entre 9,9 à 14,2 μm m-3. Para NP0,3 no período de não pico variaram de partículas 240 cm -3 a partículas 330 cm-3 e de 200 partículas cm-3 a 300 partículas cm-3 para pico em cada rota. Foram identificados três principais compostos presentes na atmosfera analisada: enxofre (S), com concentração de 1547,6 ng m-3 no período de pico e 1710,3 ng m-3 para não pico, Sódio (Na) com 2203,8 ng m-3 para pico e 1476,3 para não pico e o Ferro (Fe) apresentou um valor de 357,0 ng m-3 para pico e 497,8 ng m-3 para não pico. Para o BCe, no período de não pico variou de 7.43 – 16.19 μg m-3 e para pico 11.05 – 20 μg m-3.
Abstract: The present study aims to evaluate short-time personal-exposures to particles characterized by concentration [in number and mass] and by particles chemical elementary composition, existing at Curitiba’s public transportation routes. Five different bus-routes belonging to public transportation-system of Curitiba city (Brazil) were selected through data survey (URBS - Urbanização de Curitiba). Such routes presented the largest flow of people as compared to other routes in that city. Thin particular matter (PM) were collected on these main routes. Concentration in number of the particles with diameter cut off at 0.3, 0.5, 1.0 and 2.5 μm was determined. The particulate material was sampled by the personal equipment DataRAM pDR-1500 in a PTFE filter with 37 mm and PORO diameter of 2 μm, in similar conditions as the flow of the human respiratory system (3 L min-1), beyond a particles counter MetOne with the help of a GPS. Such apparatus were used in whole routs, during the sampling. Three runs were made for each selected route. For each run, the as-collected filter was further examined and quantified [through Energy Dispersive X-ray Fluorescence spectroscopy (EDX-RX)] to determine the elemental chemical composition from the sampled material; the Black Carbon elemental (BCe) was quantified by Reflectance. Most of the peak time MP2.5 concentrations were 18.4 to 23.7 μg m-3 and on off peak time were 9.9 to 14.2 μg m-3. The number particles with size below 0.3 μm (PN0.3) ranged from 240 to 330 particles cm-3 on the off peak time; and from 200 to 300 particles cm-3 on the peak time for each route. From the chemical elements in the sampled environment, three of them can be noticed according to the detected amount: i) Sulfur (S), concentrations: 1547.6 ng m-3on the peak time and 1710.3 ng m-3 on the off peak time; ii) Sodium (Na) concentrations: 2203.8 ng m-3 on the peak time and 1476.3 on the off peak time; and Iron (Fe) concentrations: 357.0 ng m-3 on the peak time and 497.8 ng m-3 on the off peak time. The concentration of Black Carbon elemental (BCe) changed from 7.43 to 16.19 μg m-3 on the off peak time; on the peak time it changed from 11.05 to 20 μg m-3.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3554
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