Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Anna Flávia Magnoni-
dc.date.accessioned2018-10-23T12:52:14Z-
dc.date.available2020-10-06-
dc.date.available2018-10-23T12:52:14Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.identifier.citationVIEIRA, Anna Flávia Magnoni. Elementos valorizados por professores de matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da Álgebra. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3538-
dc.descriptionAcompanha: Uma proposta de tarefas com potencial para atribuição de significado em álgebrapt_BR
dc.description.abstractIn the present study we have investigated elements valued by Mathematics teachers, in moments of elaboration and implementation of exercises in the context of Algebra. For the development, the researcher participated in study meetings and followed the classes of participants of a group of studies in progress since 2013. Data for this research were collected in meetings held in 2017, during which time the group had the participation of five teachers who worked in public schools. The field diary, audio recordings of the group meetings, written records by the teachers involved and the students' written output from the implementation of the exercises were used as instruments for gathering information. The analysis was qualitative of an interpretative nature and had as theoretical presuppositions aspects related to the work with exercises in Mathematics classes, in articulation with assumptions for the Teaching of Algebra in the final years of Elementary School. The following elements were identified by the teachers in this process: the constitution of a suitable environment for mathematical learning; the maintenance of the level of cognitive demand of the exercises and the attribution of meanings to the algebraic operations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebra - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAlgebra - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleElementos valorizados por professores de matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da álgebrapt_BR
dc.title.alternativeElements valorized by mathematics teachers in the elaboration and implementation of exercises in the context of algebrapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo investigamos elementos valorizados por professores de Matemática, em momentos de elaboração e implementação de tarefas no contexto da Álgebra. Para o desenvolvimento, a pesquisadora participou de encontros de estudos e acompanhou as aulas de participantes de um grupo de estudos em andamento desde 2013. Os dados para esta pesquisa foram coletados em encontros realizados em 2017, período em que o grupo contou com a participação de cinco professores que trabalhavam em escolas públicas. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações, o diário de campo, gravações de áudio dos encontros do grupo, registros escritos realizados pelos professores envolvidos e a produção escrita dos alunos advinda da implementação das tarefas. A análise realizada foi qualitativa de cunho interpretativo e teve como pressupostos teóricos aspectos relacionados ao trabalho com tarefas em aulas de Matemática, em articulação com pressupostos para o Ensino da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram identificados os seguintes elementos valorizados pelos professores nesse processo: a constituição de um ambiente oportuno para aprendizagem matemática; a manutenção do nível de demanda cognitiva das tarefas e a atribuição de significados à linguagem algébrica.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885791424874224pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Baldini, Loreni Aparecida Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4552882922342231pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee2Baldini, Loreni Aparecida Ferreira-
dc.contributor.referee3Cyrino, Marcia Cristina de Costa Trindade-
dc.contributor.referee4Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Vieira_Anna Flávia Magnoni_2018.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Vieira_Anna Flávia Magnoni_2018_1.pdf516,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons