Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, William José-
dc.date.accessioned2018-10-23T12:26:53Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2018-10-23T12:26:53Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.identifier.citationGONÇALVES, William José. Raciocínio covariacional em aulas de cálculo diferencial e integral: possibilidades de desenvolvimento a partir do uso de tarefas. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3537-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de tarefas: ideias do raciocínio covariacional e suas possibilidadespt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents tasks that address ideas of the Covariational Reasoning (CR) organized through episodes of task resolution. I was implemented in the classes of Differential and Integral Calculus (CIC) in Higher Education, in regular classes of a course of Engineering of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) of the Londrina campus. It was listed as a general objective of the research to analyze ideas of the CR that were mobilized during the collective discussions triggered by the work with mathematical tasks. For purposes of analysis, we took cuttings of written output and excerpts from dialogue in groups. We seek to illustrated the potential of the tasks in terms of instigating discussions involving CR ideas using an interactive seven-phase analytical model used to study thought mathematical development. From the analysis made, It was possible to infer that at several moments, although the students seemed to verbalize an understanding of the situation, recognizing the covariation between the quantities involved, they failed in the representations, or were not able to establish explicit relations between CR ideas and CIC concepts. For it is a master's degree in the professional field, it presents a workbook (educational product) made available as a result of our research proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus integralpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.titleRaciocínio covariacional em aulas de cálculo diferencial e integral: possibilidades de desenvolvimento a partir do uso de tarefaspt_BR
dc.title.alternativeCovaritational reasoning in differential and integral calculus classes: possibilities of development from the use of taskspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta tarefas que abordam ideias do Raciocínio Covariacional (RC) organizadas por meio de episódios de resolução de tarefas. Foi implementada nas aulas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior, em turmas regulares de um curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Londrina. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa desvelar ideias do RC que foram mobilizadas durante as discussões coletivas desencadeadas pelo trabalho com tarefas matemáticas. Para fins de análise, tomamos recortes da produção escrita e trechos de diálogos nos grupos. Buscamos identificar o potencial das tarefas em termos de fomentar discussões que envolviam ideias do RC, usando para tal um modelo analítico de sete fases interativas utilizado para estudar o desenvolvimento do pensamento matemático. Da análise realizada, inferimos que, em vários momentos, embora os alunos parecessem verbalizar compreensão da situação, reconhecendo a covariação entre as grandezas envolvidas, falhavam nas representações, ou não eram capazes de estabelecer relações explícitas entre ideias do RC e conceitos do CDI. Por se tratar de um mestrado no âmbito profissional, apresenta-se um caderno de tarefas (produto educacional) disponibilizado como resultado de nossa pesquisa.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4774880781564801pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Alessandro Jacques-
dc.contributor.referee3Cargnin, Claudete-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Gonçalves, William José_2018.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Gonçalves, William José_2018_1.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons