Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bini, Elena Mariele | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-19T11:45:25Z | - |
dc.date.available | 5000-01-01 | - |
dc.date.available | 2018-10-19T11:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-11 | - |
dc.identifier.citation | BINI, Elena Mariele. Ensino de programação com ênfase na solução de problemas. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3530 | - |
dc.description.abstract | Learning to program a computer is a complex process of skill acquisition. Two main difficulties are present among novice students: the lack of motivation and involvement; and limitations with respect to the capability to solve problems. Teaching strategies are proposed in order to minimize those difficulties, based on the construcionism, the theory developed by Seymour Papert; and on heuristics for problem solution, proposed by George Polya. In this framework, the construction of the adequate mental models was considered as a requirement for effective learning. The teaching strategies are composed of examples and activities with a ludic and challenging character. The application of the method with a group of teenagers of a technical course, showed positive results. The teaching strategies are described in nine phases. They are published in a manual that accompanies the dissertation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Programação (Computadores) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Heurística | pt_BR |
dc.subject | Computer programming - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Heuristic | pt_BR |
dc.title | Ensino de programação com ênfase na solução de problemas | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching programming with emphasis on problem solving | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta por Seymour Papert; e no uso de heurísticas para resolução de problemas, propostas por George Polya. Nesse quadro a elaboração de modelos mentais adequados foi considerada como necessária para o aprendizado eficaz. As estratégias de ensino são compostas por exemplos e atividades com caráter lúdico e desafiador. A aplicação do trabalho em uma turma de adolescentes cursando ensino técnico apresentou resultados positivos. As estratégias de ensino estão formalizadas em nove roteiros de aula e compõem um manual, produto deste trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2291209576750546 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Koscianski, André | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7693781941703733 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Clua, Esteban Walter Gonzalez | - |
dc.contributor.referee2 | Simão, Jean Marcelo | - |
dc.contributor.referee3 | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
dc.contributor.referee4 | Koscianski, André | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Bini, Elena Mariele_2010.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.