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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35241
Título: | Desenvolvimento de um jogo didático para complementar o ensino de ferramentas da qualidade |
Título(s) alternativo(s): | Development of an educational game to complement the teaching of quality tools |
Autor(es): | Rodrigues, Jader Luís Siqueira, Maikon Rafael de |
Orientador(es): | Kampa, Josmael Roberto |
Palavras-chave: | Jogos educativos Aprendizagem Controle de qualidade Educational games Learning Quality control |
Data do documento: | 23-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RODRIGUES, Jader Luís; SIQUEIRA, Maikon Rafael de. Desenvolvimento de um jogo didático para complementar o ensino de ferramentas da qualidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O atual modelo de ensino, composto por aulas expositivas e avalições escritas, onde a transmissão de conhecimento pode em alguns casos entre o professor e o aluno ficar limitada, tem sido objeto de inúmeros estudos. Várias práticas pedagógicas, metodologias e ferramentas vêm sendo testadas em caráter complementar e até mesmo substitutivo para melhorar a qualidade da aprendizagem. Um dos desafios encontrados na transmissão de conhecimento é a retenção do mesmo pelos ouvintes, no que diz respeito a absorção satisfatória do conteúdo lecionado. Os jogos didáticos se destacam no ambiente acadêmico como boa alternativa para solucionar este problema, pois são capazes de estimular e motivar os envolvidos a partir do maior engajamento dos mesmos. Através da revisão bibliométrica realizada utilizando a metodologia ProKnow-C, conseguimos verificar que não existe nenhum jogo didático que aborde as ferramentas da qualidade. Com isso, o presente trabalho apresenta uma solução através do desenvolvimento de um jogo didático piloto visando complementar o ensino de ferramentas da qualidade. Tem-se o foco naquelas utilizadas para a análise e solução de problemas, como o diagrama de causa e efeito, cinco porquês e 5W2H. A abordagem metodológica utilizada na presente pesquisa é a DSR – Design Science Research, também conhecida por ciência do artificial ou ciência do projeto, que tem como principal objetivo construir artefatos que possuam as propriedades desejadas e possam atingir os objetivos definidos. Utilizando a DSR e jogos de perguntas e respostas como base, foi desenvolvido um jogo de perguntas e respostas com uma mecânica de jogo inovadora que permitiu a inclusão do conteúdo de ferramentas da qualidade de maneira coesa e fluida. A demonstração do jogo foi feita através de um teste piloto com um grupo reduzido de pessoas, de idades e profissões variadas, devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19 (WHO, 2020). A avaliação da solução foi realizada através de questionário enviado aos participantes, onde os dados coletados foram analisados e interpretados pelos autores. Através das avaliações foi possível verificar que a solução piloto desenvolvida se mostrou uma boa ferramenta auxiliar de ensino além de levar diversão aos jogadores, cumprindo com o objetivo principal proposto para este trabalho. |
Abstract: | The current teaching model, consisting of lectures and written evaluations, where the transmission of knowledge can in some cases be limited between teacher and student, has been the object of numerous studies. Several pedagogical practices, methodologies and tools have been tested in a complementary and even a substitute way to improve the quality of learning. One of the challenges found in the transmission of knowledge is the retention of it by the listeners, with regard to the satisfactory absorption of the content taught. Didactic games stand out in the academic environment as a good alternative to solve this problem, as they are able to stimulate and motivate those involved from their greater engagement. Through the bibliometric review carried out using the ProKnow-C methodology, we were able to verify that there is no educational game that addresses quality tools. With that, the present work presents a solution through the development of a pilot didactic game aiming to complement the teaching of quality tools. The focus is on those used for analysis and problem solving, such as the cause and effect diagram, five whys and 5W2H. The methodological approach used in this research is DSR – Design Science Research, also known as artificial science or design science, whose main objective is to build artifacts that have the desired properties and can achieve the defined objectives. Using DSR and quis games as a basis, a quis game was developed with innovative gameplay mechanics that allowed the inclusion of quality tool content in a cohesive and fluid way. The game was demonstrated through a pilot test with a small group of people, of varied ages and professions, due to the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic (WHO, 2020). The evaluation of the solution was carried out through a questionnaire sent to the participants, where the collected data were analyzed and interpreted by the authors. Through the evaluations it was possible to verify that the developed pilot solution proved to be a good auxiliary teaching tool besides bringing fun to the players, fulfilling the main objective proposed for this work. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35241 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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