Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35234
Título: Desenvolvimento de painel didático de auxílio à aprendizagem em mecanismos
Título(s) alternativo(s): Development of a didactic panel to support learning at mechanisms
Autor(es): Paludo, Ana Paula
Lima, Ana Raquel Pine Dias de
Orientador(es): Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva
Palavras-chave: Cinemática das máquinas
Didática
Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Machinery, Kinematics of
Didatics
Learning
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PALUDO, Ana Paula; LIMA, Ana Raquel Pine Dias de. Desenvolvimento de painel didático de auxílio à aprendizagem em mecanismos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Embora muito se fale sobre metodologias ativas na educação nos diversos níveis, ainda se percebe que o ensino tradicional passivo continua sendo prevalente. Essa questão não é diferente na universidade brasileira. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é contribuir para a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos. Assim, foi desenvolvido um painel didático de auxílio à aprendizagem que inclui rodas dentadas, cames, polias e quatro mecanismos pré-montados distintos. Cada mecanismo ainda pode ter suas características alteradas usando diferentes configurações de elos e o aluno pode desenvolver novas peças para serem utilizadas no painel. Não obstante, o painel conta com alguns desafios, que visam instigar o estudante a pensar em maneiras de contornar os problemas encontrados. O trabalho apresenta uma fundamentação teórica, que inclui um breve benchmarking de produtos similares no mercado, pesquisa de público-alvo, visando corroborar a premissa de que o painel traz ganho de aprendizagem à disciplina, concepção do projeto e, por fim, o processo de fabricação e testes funcionais.
Abstract: Although much is said about active methodologies in education at various levels, it is still perceived that traditional passive teaching continues to be prevalent. This issue is no different at the Brazilian university. In this context, the objective of this work is to contribute to the application of active methodologies in the subject of Mechanisms. Thus, a didactic panel was developed to aid learning about mechanisms, which includes gears, cams, pulleys, and four distinct pre-assembled mechanisms. Each mechanism can still have its characteristics changed using different link configurations and the student can develop new parts to be used in the panel. Nevertheless, the panel has some challenges, which aim to instigate the student to think of ways around the problems encountered. The work presents a theoretical foundation, which includes a brief benchmarking of similar products on the market, research on the target audience, aiming to corroborate the premise that the panel brings learning gains to the discipline, project conception, and, finally, the manufacturing process and functional tests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35234
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentopaineldidatico.pdf8,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons