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Título: Carnaval de Curitiba em recortes do acervo Maé da Cuíca
Título(s) alternativo(s): Curitiba's carnival in clippings from the Maé da Cuíca collection
Autor(es): Cardoso, Mirian Rose
Orientador(es): Landal, Simone
Palavras-chave: Carnaval - Curitiba (PR)
Identidade social
Imprensa
Documentação
Carnival - Curitiba (Brazil)
Group identity
Press
Documentation
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARDOSO, Mirian Rose. Carnaval de Curitiba em recortes do acervo Maé da Cuíca. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a representação do Carnaval de Curitiba em periódicos da década de 1990, a fim de compreender as possíveis relações entre o conteúdo veiculado pela imprensa e a formação dos discursos sobre essa manifestação que circulam na cidade. Para tal, foram consultados recortes de jornais que integram o acervo Maé da Cuíca do Museu Paranaense. Ismael Cordeiro (1927- 2012), o Mestre Maé da Cuíca, fundou a primeira escola de samba de Curitiba, a Colorado, e reuniu ao longo de sua vida uma extensa coleção de objetos e documentos ligados ao mundo do Carnaval. Por questões de viabilidade, a investigação proposta por este trabalho elege um recorte da parcela documental do acervo, em meio a diversidade de abordagens que a extensão do material possibilita. A respeito do Carnaval de Curitiba, são comuns os discursos que o caracterizam como inexistente, assim como aqueles que o desvalorizam, seja em comparação com a magnitude dos desfiles das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo, seja por uma percepção da festividade como algo extrínseco à identidade curitibana. Essa tensão evidencia-se nas páginas dos jornais, que transitam pelas problemáticas sociais, políticas, culturais, étnico-raciais, econômicas e geográficas, que a temática do Carnaval em Curitiba mobiliza.
Abstract: The aim of this work is to analyze the representation of Curitiba’s Carnival in periodic journals from the 1990s, in order to comprehend the possible relations between the content displayed in the news and the formation of the discourses regarding this manifestation that circulate around the city. For such, were consulted newspaper clippings from the collection of Maé da Cuíca in the Paranaense Museum. Ismael Cordeiro (1927-2012), “Mestre Maé da Cuica”, founded the first “Samba School” of Curitiba and during his life collected an extensive amount of objects and documents tied to the Carnival world. For viability reasons the investigation proposed on this paper elects a cut in the timeline of the documents of the collection, among the diversity of approaches that the material extension enables. Curitiba’s Carnival is often characterized as non-existent, either by the depreciation in relation to the magnitude of the parades of the Samba Schools of Rio de Janeiro and São Paulo, or by a perception of the festivity as something extrinsic to Curitiba’s identity. This tension can be seen on the pages of the newspapers, transitioning between social, political, cultural, economic, geographical, and ethnic-racial problems, mobilized by the Curitiba’s Carnival thematic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35083
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