Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3500
Título: A gestão do conhecimento como fator determinante no processo de inovação do setor produtivo: um estudo de caso na Petrobras
Título(s) alternativo(s): Knowledge management as a determining factor in the innovation process of the productive sector: a case study at Petrobras
Autor(es): Pimenta, Rosângela Borges
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Inovações tecnológicas
Indústria petrolífera
Knowledge management
Technological innovations
Petroleum, Industry and trade
Data do documento: 25-Mai-2006
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PIMENTA, Rosângela Borges. A gestão do conhecimento como fator determinante no processo de inovação do setor produtivo: um estudo de caso na Petrobras. 2006. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a importância das dimensões da gestão do conhecimento como fatores imprescindíveis no processo de inovação do setor produtivo. Foram analisadas sete dimensões, a saber: estratégia da alta administração, estrutura, cultura, administração de recursos humanos, aprendizado com o ambiente, tecnologia da informação e da comunicação e mensuração dos resultados. Buscou­-se, ainda, caracterizar a importância da comunicação organizacional, como canal crucial para a criação, compartilhamento, disseminação, transferência e armazenamento do conhecimento em ambientes de inovação. Com relação aos aspectos avaliados, procura­-se identificar os que facilitam e os que limitam as práticas gerenciais do desenvolvimento das atividades das equipes de projetos. O quadro referencial teórico abordou os aspectos relacionados ao conhecimento, a gestão do conhecimento, gestão de pessoas, comunicação e a inovação. Os instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa documental, o questionário e a entrevista semi ­ estruturada. A pesquisa, de caráter exploratório, caracteriza­-se como um estudo de caso. Os métodos utilizados para as inferências foram análises quantitativas e qualitativas. O estudo de caso foi realizado no Centro de Pesquisa da Petrobras. Através do cruzamento de informações dos referidos instrumentos de coleta, pode­-se fazer uma análise abrangente dos resultados da gestão do conhecimento em um ambiente de contínuas inovações. Constatou-­se que a gestão do conhecimento é fator fundamental no processo inovador para a competitividade da organização.
Abstract: The objective of the present study was to analyze the importance of the knowledge management dimensions as essential factors in the process of innovation of the productive sector. Seven dimensions were analyzed: strategy of the high administration, structure, culture, administration of human resources, learning with the environment, technology of information and the communication and measuring of the results. The study also searched for characterizing the importance of the organizational communication, as a crucial way for the creation, sharing, dissemination, transference and storage of knowledge in innovation environments. In relation to the evaluated aspects the study tried to identify the ones that facilitate and the ones that limit practical managerial development of the projects teams activities. The theoretical reference approaches the aspects related to knowledge, the management of knowledge, management of people, communication and the innovation. The instruments for collecting data had been documentary research, the questionnaire and the semi­structuralized interview. The research, of exploratory character, was characterized as a case study. The methods used for the inferences have been the quantitative and qualitative analyses. The case study took place at Petrobras Center of Research. By crossing the information on the related instruments of compilation of data, it was possible to get to an ample vision of the knowledge management process of in a continuous innovation environment. In conclusion, the management of knowledge is a basic factor in the innovative process for the competitiveness of the organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3500
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Pimenta, Rosângela Borges_2006.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.