Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34984
Título: Elaboração de material didático para apoio às aulas práticas de pedologia do DAQBI UTFPR - CT
Título(s) alternativo(s): Preparation of teaching material to support practical classes in pedology at DAQBI UTFPR - CT
Autor(es): Santos, Paulo Roberto Sutil dos
Orientador(es): Broska, Sônia Zanello
Palavras-chave: Ciência do solo - Estudo e ensino
Ciência do solo - Experiências
Solos - Análise - Guias de estudo
Ensino - Meios auxiliares
Soil science - Study and teaching
Soil science - Experiments
Soils - Analysis - Study guides
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Paulo Roberto Sutil dos. Elaboração de material didático para apoio às aulas práticas de pedologia do DAQBI UTFPR - CT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Com objetivo principal de orientar professores e estagiários na preparação das aulas práticas de Pedologia e, auxiliar os estudantes na realização das mesmas, foi proposta a elaboração de um material didático para apoio às aulas práticas desta disciplina para os cursos de graduação vinculados ao Departamento Acadêmico de Química e Biologia – DAQBI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. desse manual, foram utilizadas diferentes fontes de literatura como os manuais da Empresa Brasileira de Agropecuária – EMBRAPA; do Instituto de Agronomia do Paraná – IAPAR e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. À soma destes manuais foram compilados roteiros avulsos das aulas práticas da disciplina de Pedologia que já vem sendo ministradas desde o ano de 2004. Tais roteiros vinham sendo adaptados ao longo dos anos para a realidade da UTFPR com base nos mesmos manuais supracitados. Além disso, exemplos de interpretação de resultados e suas aplicações práticas também estão neste Manual, bem como referências bibliográficas para aperfeiçoamento sobre cada um dos temas. O gerenciamento de resíduos gerado tanto no preparo das aulas como na sua condução, segue orientações internas do DAQBI e as fichas de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
Abstract: With the main objective of guiding teachers and interns in the preparation of practical classes in Pedology and helping students to carry them out, it was proposed to develop a teaching material to support practical classes in this discipline for undergraduate courses linked to the Academic Department of Chemistry and Biology – DAQBI of the Federal Technological University of Paraná – UTFPR. As reference material in the elaboration of this manual, different sources of literature were used, such as the manuals of Empresa Brasileira de Agropecuária – EMBRAPA; of the Institute of Agronomy of Paraná – IAPAR and of the Brazilian Institute of Geography and Statistics IBGE. In addition to these manuals, separate scripts of the practical classes of the Pedology discipline that have been taught since 2004 were compiled. Such scripts have been adapted over the years to the reality of UTFPR based on the same manuals mentioned above. In addition, examples of results interpretation and their practical applications are also in this Manual, as well as bibliographic references for improvement on each of the topics. The management of waste generated both in the preparation of classes and in their conduction, follows internal DAQBI guidelines and the Chemical Product Safety sheets (FISPQ).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34984
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Processos Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
materialdidaticoaulaspedologia.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons