Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Dyana Grazielli Altomani-
dc.date.accessioned2024-10-03T19:52:06Z-
dc.date.available2024-10-03T19:52:06Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.citationBRAGA, Dyana Grazielli Altomani. Mobilização das funções executivas na resolução de tarefas de equação do 1° grau. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34965-
dc.descriptionAcompanha guia "Funções executivas na resolução de tarefas de matemática"pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation refers to a master's research in Mathematics Education through the Graduate Program in Mathematics Education at the Federal Technological University of Paraná, Campi Cornélio Procópio and Londrina. The research aimed to investigate the mobilization of Executive Functions in solving routine 1st-degree Equation tasks. For its development, a qualitative, exploratory methodology was used with 8th-grade students from a State Public School. It is guided by the questions: Which Executive Functions are mobilized during the solving of 1st-degree Equation tasks? How do Executive Functions contribute to mathematical performance through solving 1st-degree Equation tasks? Thus, a set of tasks was elaborated based on a theoretical foundation from articles published in the CAPES journal, which foster the addressed theme, to support the knowledge on Executive Functions and mathematical performance. The results of some tasks and the analysis of the research corpus showed that solving 1st-degree Equation tasks facilitates the mobilization of Executive Functions, specifically Working Memory, highlighting that, through these cognitive skill stimuli, the teacher provides students with the opportunity to think, construct new knowledge, and retrieve already acquired knowledge, establishing significant relationships with mathematical performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/?ref=chooser-v1pt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectFunçoes executivas (Neuropsicologia)pt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectExecutive functions (Neuropsychology)pt_BR
dc.titleMobilização das funções executivas na resolução de tarefas de equação do 1° graupt_BR
dc.title.alternativeMobilization of executive functions in solving 1st degree equation taskspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação refere-se a uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campi Cornélio Procópio e Londrina. A pesquisa teve como objetivo investigar as mobilizações das Funções Executivas na resolução de tarefas rotineiras de Equação do 1° grau. Para seu desenvolvimento, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino. Norteia-se pelas questões: que Funções Executivas são mobilizadas durante a resolução de tarefas de Equação do 1° grau? De que maneira as Funções Executivas contribuem para o desempenho em Matemática por meio da resolução de tarefas de Equação do 1° grau? Assim, um conjunto de tarefas foram elaboradas a partir de uma fundamentação teórica com base em artigos publicados no periódico CAPES, que fomentam o tema abordado, a fim de embasar o conhecimento sobre Funções Executivas e desempenho de Matemática. Os resultados de algumas tarefas e a análise do corpus da pesquisa mostraram que a resolução de tarefas rotineiras de Equação do 1° grau proporciona a mobilização das Funções Executivas, em específico a Memória de Trabalho, evidenciando que, a partir desses estímulos das habilidades cognitivas, o professor oferece a seus alunos oportunidade de pensar, construir novos conhecimentos e resgatar os conhecimentos já adquiridos, tendo relações significativas ao desempenho matemático.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131688808163254pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee3Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002703346200955pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
funcoesexecutivastarefasequacao.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
funcoesexecutivastarefasequacao_produto.pdf4,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons