Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34940
Título: Parasitologia em foco: análise documental de um livro didático de Ciências e Registro de Classe Online +aulas (RCO+aulas)
Título(s) alternativo(s): Parasitology in focus: documentary analysis of a Science textbook and Online Class Record +aulas (RCO+aulas)
Autor(es): Paula, Brenda de
Orientador(es): Zimmermann, Daiara Manfio
Palavras-chave: Parasitologia
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Parasitology
Science - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 5-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: PAULA, Brenda de. Parasitologia em foco: análise documental de um livro didático de Ciências e Registro de Classe Online +aulas (RCO+aulas). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2024.
Resumo: As doenças parasitárias constituem um problema de saúde pública devido à elevada morbidade e mortalidade de milhares de pessoas. Nota-se que pela falta de conhecimento sobre as doenças parasitárias, formas de transmissão e profilaxia o número de indivíduos afetados aumenta cada vez mais. Por isso, dentro das escolas o tema sobre educação e saúde é aplicado, aliado ao ensino de Parasitologia de forma a garantir o acesso às informações sobre saúde. Para a abordagem desse tema dentro do ambiente escolar, são utilizados inúmeros recursos, dentre eles o livro didático, que por muitos anos foi o instrumento mais utilizado nas salas de aula. Além deste, no estado do Paraná, o material de apoio ao professor denominado RCO+Aulas (Registro de Classe Online) vem sendo utilizado desde a pandemia da COVID-19, no ano de 2020. Por isso, são necessárias pesquisas contínuas para verificar a qualidade do serviço desses recursos à educação. Diante dessas considerações, o presente trabalho teve como objetivo analisar o livro didático de ciências utilizado de 2020 a 2023 e a plataforma digital RCO+aulas em 2023 no que se refere ao conteúdo de parasitologia estudado pelo 7° ano nas escolas do município de Quedas do Iguaçu - PR. Para a pesquisa documental qualitativa foram coletadas e selecionadas informações através da leitura do livro didático e do RCO+aulas, no caso do presente projeto, recursos voltados à disciplina de ciências. Os resultados indicam que a plataforma digital superou o livro didático ao abordar um maior número de doenças parasitárias. No que diz respeito às imagens e ilustrações, tanto o livro didático como o material de apoio digital as utilizaram efetivamente, sendo cruciais no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a falta de informações essenciais sobre doenças importantes e a ausência de diversificação nas atividades podem afetar negativamente o ensino-aprendizagem dos alunos sobre parasitologia.
Abstract: Parasitic diseases constitute a public health problem due to the high morbidity and mortality of thousands of people. It is noted that due to a lack of knowledge about parasitic diseases, modes of transmission, and prophylaxis, the number of affected individuals is continually increasing. Therefore, within schools, the theme of education and health is addressed, combined with the teaching of Parasitology to ensure access to health information. To approach this topic within the school environment, numerous resources are used, among which the textbook has been for many years the most utilized tool in classrooms. In addition to this, in the state of Paraná, the teacher support material known as RCO+Aulas (Online Class Record) has been used since the COVID-19 pandemic in 2020. Therefore, continuous research is necessary to assess the quality of these educational resources. In light of these considerations, this study aimed to analyze the science textbook used from 2020 to 2023 and the digital platform RCO+Aulas in 2023 regarding the content of parasitology studied by 7th grade students in the municipality of Quedas do Iguaçu - PR. For qualitative documentary research, information was collected and selected through the reading of the textbook and RCO+Aulas, in this case, resources related to the subject of science. The results indicate that the digital platform outperformed the textbook by covering a greater number of parasitic diseases. Regarding images and illustrations, both the textbook and the digital support material effectively used them, which were crucial in the teaching-learning process. However, the lack of essential information about important diseases and the absence of activity diversification may negatively affect students' learning about parasitology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34940
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisedocumentalparasito.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons