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Título: Portal corporativo de gestão do conhecimento em projetos: estudo de caso em empresa de telecomunicações
Título(s) alternativo(s): Corporate portal of knowledge management in projects: case study in telecommunications company
Autor(es): Leme, Murilo Oliveira
Orientador(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Portais da Web
Inovações tecnológicas
Telecomunicações
Knowledge management
Web portals
Technological innovations
Telecommunication
Data do documento: 14-Out-2005
Editor: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEME, Murilo Oliveira. Portal corporativo de gestão do conhecimento em projetos: estudo de caso em empresa de telecomunicações. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, 2005.
Resumo: O setor de telecomunicações no Brasil sofreu uma mudança de cenário após sua desregulamentação em meados de 1998. A quebra do monopólio e a chegada de novas empresas, trouxeram a esse setor uma grande competitividade. Os clientes, por sua vez, com essa nova realidade, passaram a exigir das operadoras de telecomunicações agilidade no atendimento a suas demandas por comunicações, bem como inovações nos serviços prestados. Isso aconteceu de forma mais acentuada a partir de empresas de grande porte. O desafio das empresas de telecomunicações está em gerenciar o conhecimento necessário e o gerado a partir de diferentes projetos inovadores, que ocorrem muitas vezes em paralelo, frutos dessa demanda. Nesse contexto, o objetivo geral foi propor um portal corporativo de gestão do conhecimento para o ambiente de colaboração em projetos inovadores em empresas do setor de telecomunicações. Na revisão bibliográfica foram abordados temas como a vantagem competitiva com o uso da tecnologia da informação, sistemas de informação, empresas em rede, gestão do conhecimento nas empresas, o conhecimento como fonte de inovação, gestão do conhecimento em projetos, portais corporativos, suas definições, requisitos mínimos e funcionalidades. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações que a princípio faz uso intensivo de Tecnologia da Informação e Comunicação. Para a coleta de dados foi utilizado, inicialmente, um questionário que serviu de base para diagnóstico das dificuldades encontradas entre os colaboradores envolvidos em projetos de inovação, bem como para a definição dos itens mais valorizados pelos usuários num portal corporativo de gestão do conhecimento. Com os resultados iniciais, foi desenvolvido um portal corporativo que foi implantado no setor que trata de projetos inovadores da empresa do estudo de caso. Após um determinado período de uso do portal para avaliação, foram realizadas entrevistas com os usuários, com o objetivo de identificar a percepção dos mesmos com relação ao portal corporativo. Como resultado, percebeu-se que o portal corporativo cumpriu o papel de ferramenta facilitadora na gestão do conhecimento em projetos e tem condições de proporcionar um ambiente de colaboração, suprindo deficiências identificadas no diagnóstico inicial. Ao final, são apresentadas as principais telas da ferramenta, os requisitos necessários e uma proposta de manual de utilização, bem como sugestões de melhoria, propostas pelos usuários com relação ao portal corporativo desenvolvido.
Abstract: In Brazil, telecommunications has changed its scenery after the deregulation in 1998. The end of the monopoly and the incoming companies have brought to this sector a great competitiveness. The customers, thereby, with this new reality, ordered agility to support the demand from the telecommunication companies, as well, innovations in the services. That happened in an accentuated way, beginning from the incumbents. The challenge of the companies is to manage the necessary knowledge and the knowledge generated by great new projects, that occurred, most of the times, in parallel, according to the demand. In this context, the aim was proposing a corporative site of Knowledge Management for a collaborative environment in innovative projects, especially in telecommunication companies. In the bibliography review, subjects were discussed as: competitive vantages with the use of the Information Technology, Information Systems, companies connected by networks, Knowledge Management, the knowledge as a innovative source, Knowledge Management in projects, corporative sites, their definitions, minimum requirements and functionalities. It was executed a case in a telecommunication company, that, uses the Information Technology and Communication. To collect the data, it was used, initially, a questionnaire that was a base for difficulties diagnosis among the employees involved in innovative projects, as well, to define, by the the users, the worthiest items in a corporative site, focused in the Knowledge Management. With the first results, it was developed a corporative site that was implemented in the innovative projects section. After using the corporative site to evaluate it, there were accomplished interviews with the users, in order to identify their perception about the corporative site. As a result, it was noticed that the corporative site achieved its goal as a facilitative tool in the knowledge management and it is ready to serve a collaborative environment, supplying identified deficiencies in the initial diagnosis. In the end, there are presented the main screens of the tool, the necessary requirements and a proposal of users manual, as well improvement suggestions, proposed by the users that used the developed corporative site.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3483
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