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Título: Ações implementadas a partir do mapeamento de competências no setor de produção: o caso da CIA Iguaçu de Café Solúvel
Título(s) alternativo(s): Actions implemented from the mapping of competencies in the production sector: the case of CIA Iguaçu de Café Solúvel
Autor(es): Giacobbo, Elizabeth Maria
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Competências essenciais
Pessoal - Treinamento
Café - Indústria
Core competencies
Employees - Training of
Coffee industry
Data do documento: 14-Out-2005
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GIACOBBO, Elizabeth Maria. Ações implementadas a partir do mapeamento de competências no setor de produção: o caso da CIA Iguaçu de Café Solúvel. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2005.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as ações implementadas a partir do mapeamento de competências no setor de produção da Cia. Iguaçu de Café Solúvel. Essa empresa, situada em Cornélio Procópio, no norte do Paraná, atua no ramo de alimentos e bebidas e é uma das três maiores indústrias de café solúvel do país. Em 1996 a empresa, visando maior flexibilidade da sua mão-de-obra, implantou um programa denominado PGMO - Plano Geral de Mão-de-obra. O PGMO visa a integração dos programas de Administração de Recursos Humanos que envolvem: recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento, capacitação, avaliação e remuneração, por meio da reformulação da estrutura de cargos vigentes na empresa. Para tanto ela mapeou, inicialmente, as diversas atividades existentes no processo produtivo e identificou os conhecimentos e as habilidades necessários para o desenvolvimento dessas atividades. Em um segundo momento foram mapeadas as competências dos colaboradores, definindo-se, então, um conjunto de ações que viessem capacitar seus colaboradores de modo a torná-los multifuncionais. As temáticas apresentadas no referencial teórico tratam da origem e evolução do conceito de competência, definições, pontos positivos, negativos e ações decorrentes do mapeamento de competências. Para atingir os objetivos geral e específicos propostos, essa pesquisa foi classificada quanto aos seus fins, como descritiva e quanto aos seus meios como documental e um estudo de caso. Para a coleta dos dados e informações foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e consulta a documentos internos da empresa. A entrevista foi realizada com a equipe do PGMO (pessoas responsáveis pelo planejamento e implantação do PGMO) e com três supervisores do setor de produção que participaram do processo de mapeamento de competências e da implementação das ações. Dentre as principais ações identificadas destacam-se: os treinamentos teóricos, os treinamentos no serviço, a formação dos instrutores de treinamentos no serviço, a elaboração das Instruções de Trabalho e a implementação da Escola do Café. A pesquisa identificou a necessidade de divulgar mais clara e amplamente o conceito de competência individual dentro da empresa e utilizar outras técnicas de avaliação que venham validar as informações obtidas nas entrevistas.
Abstract: The present study aimed at identifying the implemented actions from the competency mapping in the production sector of Cia. Iguaçu de Café Solúvel. This company, located in Cornélio Procópio, north of Paraná, is one of the three most important Brazilian instant coffee manufacturers with a business profile in beverages and food sectors. In 1996 a program named General Plan of Labor Force (Plano Geral de Mão-de-Obra - PGMO) was implanted by the company, whose main objective was to make its labor force more flexible. This plan aims at the integration of the human resources management programs, which involve: recruitment and selection, training, development, evaluation and remuneration, through the reformation in the structure of current jobs positions in the company. However, the several existing activities in the productive process were identified and classified and the domains of the knowledge and skills needed to perform these activities were identified. In a second moment the employee’s competencies were identified through interviews. After that, a group of actions was defined to make these employees multifunctional. The themes presented in the theoretical reference approach the origin and evolution of the competency concept and definitions, positive and negative points and recurrent actions of the competency mapping. To reach the proposed objectives, both general and specifics, this research was classified as for its ends, as descriptive and as for its means as documental and a case study. For the data collecting and information, semi-structured interviews and consultation of the company documents were used. The semi-structured interviews were made with the PGMO’s team and with three production sector supervisors who took part in the whole process: competency mapping and actions implemented. Among the main actions that underscored were: the theoretical trainings, the trainings on the job, the formation of the training instructors on the job, the elaboration of work instructions and the Coffee School implementation. The research showed the need to make individual competence concept more clearly and widely inside the company and to add other techniques of evaluation to validate the information obtained in the interviews.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3482
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