Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34664
Título: Conhecimento de legislação e ética profissional entre os acadêmicos de engenharia e agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Knowledge of legislation and ethics among the engineering and agronomy services of the Federal University of Technology Paraná - Pato Branco campus
Autor(es): Cruz, Gabrielly da
Orientador(es): Jamhour, Jorge
Palavras-chave: Ambiente de trabalho - Legislação
Engenharia - Estudo e ensino
Conselhos de fiscalização profissional
Agronomia
Work environment - Law and legislation
Engineering - Study and teaching
Professional corporations
Agronomy
Data do documento: 24-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CRUZ, Gabriele da. Conhecimento de legislação e ética profissional entre os acadêmicos de engenharia e agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O pleno exercício profissional de Engenheiros Agrônomos e outros profissionais que integram sistema CONFEA/CREA requer que esses possuam conhecimento específico de sua área de atuação. Isso inclui a plena compreensão da legislação e regulamentos de seu Conselho Profissional. Assim, é essencial que a familiarização destas normas e o código de ética durante sua formação acadêmica. No entanto, muitos recém-formados demonstram pouco conhecimento sobre esses aspectos da profissão. Isso justifica uma maior ênfase no estudo desse tema no ambiente acadêmico. Esta pesquisa busca avaliar o conhecimento dos acadêmicos sobre a legislação e a ética profissional. Será realizada uma coleta de dados qualitativos entre alunos dos cursos de Engenharia e Agronomia na UTFPR – Campus Pato Branco. Utilizando uma amostragem aleatória estratificada, dividimos a população estudantil em cinco estratos, correspondendo às diferentes fases dos cursos. Os dados foram coletados por meio de um questionário objetivo, dividido em módulos: código de ética profissional, legislação profissional, sistema CONFEA/CREA, ART e atribuições. As questões dentro de cada módulo tiveram pesos de 1 a 4. As notas obtidas foram submetidas a análises não paramétricas, utilizando o teste de Kruskal-Wallis, para comparar os dados entre cursos e módulos. A análise dos dados permitiu identificar áreas de maior dificuldade e aquelas onde os acadêmicos têm mais facilidade. Os níveis de conhecimento demonstrados pelos estudantes dos diferentes cursos foram similares, notabilizando que este ponto precisa ser despertados nos estudantes com maior ênfase alinhadas as disciplinas técnicas.
Abstract: The full professional practice of Agronomists and other professionals within the CONFEA/CREA system requires them to have specific knowledge in their field of expertise. This includes a thorough understanding of the legislation and regulations of their Professional Council. Therefore, it is essential for these norms and the code of ethics to be familiarized during their academic training. However, many recent graduates demonstrate little knowledge of these aspects of the profession. This justifies a greater emphasis on studying this topic in the academic environment. This research aims to evaluate the knowledge of students about legislation and professional ethics. A qualitative data collection will be conducted among students of Engineering and Agronomy courses at UTFPR – Campus Pato Branco. Using stratified random sampling, the student population was divided into five strata corresponding to different phases of the courses. The data was collected through an objective questionnaire, divided into modules: professional code of ethics, professional legislation, CONFEA/CREA system, ART, and assignments. The questions within each module had weights ranging from 1 to 4. The scores obtained were subjected to non-parametric analyses, using the Kruskal-Wallis test, to compare the data between courses and modules. The data analysis allowed us to identify areas of greater difficulty and those where students had more ease. The levels of knowledge demonstrated by students from different courses were similar, highlighting that this aspect needs to be emphasized more in alignment with technical subjects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34664
Aparece nas coleções:PB - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
legislacaoeticaacademicos.pdf.pdf254,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons