Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leonardo Souza-
dc.date.accessioned2024-08-26T12:20:33Z-
dc.date.available2024-08-26T12:20:33Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Leonardo Souza. Horta escolar no ensino de biologia: percepções e desafios na perspectiva da educação ambiental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34588-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: "Horta Didática"pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the contribution of the school garden as a system in developing students' critical view regarding contemporary issues related to environmental education and nature conservation. Through the conducted research, it sought to address environmental sustainability issues and principles of environmental preservation, including food production and the training of students to interpret primary issues such as the impacts caused by the relationship between humans and nature. The subjects were second-year high school students from Linda Salamuni Bacila State School, in the municipality of Ponta Grossa, state of Paraná. The methodology initially comprised a qualitative interventionist phase with data collection through observations, recordings, and questionnaires administered to the participants. In a second phase, quantitative analyses of the collected data were conducted using statistical standards for understanding. All procedures complied with the protocols required by the Research Ethics Committee. As an educational product, an application was proposed to assist in the development of gardens and school gardens. The research identified a concerning deficiency in environmental education in public schools, highlighting the need for updated public policies and ecological practices. It was found that only 28% of students had experience with school gardens during their education. The school garden, used as an educational tool, proved effective in enhancing students' understanding of the environment and sustainable practices, as well as improving eating habits. However, the lack of awareness and sense of belonging within the school community may jeopardize the continuity of these initiatives in the short term, given the variables imposed by the implementation of this type of educational equipment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.subjectSustentabilidade e meio ambientept_BR
dc.subjectHortaliçaspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAgricultural ecologypt_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.subjectNature conservationpt_BR
dc.subjectSustainability and the environmentpt_BR
dc.subjectVegetablespt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleHorta escolar no ensino de biologia: percepções e desafios na perspectiva da educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeSchool garden in biology teaching: perceptions and challenges in the perspective of environmental educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar a contribuição da horta escolar como um sistema no desenvolvimento da visão crítica dos alunos quanto a temas contemporâneos no que tange à Educação Ambiental e à conservação da natureza. Por meio da pesquisa realizada, buscou-se abordar questões de Sustentabilidade Ambiental e princípios de conservação do meio ambiente, incluindo também a produção de alimentos e a capacitação dos estudantes para interpretar questões de primeira ordem como os impactos causados pela relação homem e natureza. O universo foram os alunos da segunda série do ensino médio, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, no município de Ponta Grossa, estado do Paraná. A metodologia empregada compôs inicialmente uma etapa qualitativa com caráter intervencionista com coleta de dados por meio de observações, gravações e questionários aplicados aos participantes. Em um segundo momento foram realizadas análises quantitativas de dados colhidos, utilizando padrões estatísticos para compreensão. Todos os procedimentos obedeceram aos protocolos exigidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Como produto didático, propôs-se um aplicativo para auxiliar no desenvolvimento de hortas e jardins. A referida pesquisa identifica uma preocupante deficiência no ensino ambiental nas escolas públicas, enfatizando a necessidade de políticas públicas atualizadas e práticas sustentáveis. Constatou-se que apenas 28% dos estudantes tiveram experiência com hortas escolares durante sua formação. A horta escolar, utilizada como ferramenta educacional, mostrou-se eficaz em ampliar a compreensão dos alunos sobre o meio ambiente e as práticas sustentáveis, além de melhorar hábitos alimentares. No entanto, a falta de conscientização e senso de pertencimento da comunidade escolar pode comprometer a continuidade dessas iniciativas a curto prazo, quando observadas as variáveis impostas pela implementação deste tipo de ferramenta didática.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-5344-4962pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0873720965242250pt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Elaine Ferreira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8074-7192pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971733063019157pt_BR
dc.contributor.referee4Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee5Rosa, Marina Comerlatto da-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-9140-8471pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499044859522106pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hortaesperspectivasdesafiosambiental.pdf6,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
hortaesperspectivasdesafiosambiental_produto.pdf433,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons