Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScheifer, Ramon-
dc.date.accessioned2024-08-22T13:20:56Z-
dc.date.available2024-08-22T13:20:56Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationSCHEIFER, Ramon. O eixo da oralidade no currículo de língua portuguesa do 9º ano: uma análise. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34551-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: O podcast como uma estratégia para o ensino de oralidade em sala de aulapt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the Axis of Orality and how conceptions of orality are included in some LP Syllabuses in the 9th year of elementary school in the private school system in the city of Curitiba (PR). The method used to carry out this study was to contact private schools in the city of Curitiba (PR) to collect data, in order to understand the approach of the Orality Axis in the teaching and learning process through a Content Analysis. We received eight Teaching Plans from the 9th grade of elementary school in order to develop a qualitative study of an applied nature. The objectives are descriptive and the procedure is bibliographical with documentary analysis. In order to study the teaching plans, a selection was made of the proposals involving only the Orality Axis, which is the topic of this research, but it was noted that the presence of other axes such as reading and writing are also part of the analysis due to the multilearning proposal put forward by the BNCC. The results point to a systematization of the descriptions of the Teaching Plans and it was identified that the work with orality is carried out through seminars or debates and that little is done with other oral textual genres suggested by the BNCC. Furthermore, the concept of orality is a point of reflection in the documents analyzed in relation to the activities applied. It was also pertinent to reflect on some of the teacher's difficulties when developing a Teaching Plan. The conclusion is that the BNCC's proposals suggest that students should be trained to master multiple languages when it comes to the Orality Axis, since there is interaction between the three axes of Portuguese Language, a proposal that was verified in different ways in the Teaching Plans analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectOralidade na literaturapt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectOrality in literaturept_BR
dc.subjectLesson planningpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.titleO eixo da oralidade no currículo de língua portuguesa do 9º ano: uma análisept_BR
dc.title.alternativeThe orality axis in the 9th grade portuguese language curriculum: an analysispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar o Eixo da Oralidade e como as concepções de oralidade estão incluídas em alguns PAE de LP no 9° ano do Ensino Fundamental da rede privada de ensino na cidade de Curitiba (PR). O método utilizado foi realizar este estudo foi o contato com as escolas particulares da cidade de Curitiba (PR) para a coleta de dados, a fim de entender a abordagem do Eixo da Oralidade no processo de ensino e aprendizagem através de uma Análise de Conteúdo. Foram recebidos oito Planos de Ensino do 9º ano do Ensino Fundamental para desenvolver um estudo de abordagem qualitativa com natureza aplicada. Em relação aos objetivos, eles são descritivos e quanto ao procedimento, é bibliográfico com a análise documental. Para realizar o estudo dos planos de ensino, fez-se um recorte das propostas que envolvem apenas o Eixo da Oralidade, tópico privilegiado nessa pesquisa, porém percebeu-se que a presença de outros Eixos como da leitura e da escrita também fazem parte da análise devido a proposta de multiletramento apresentada pela BNCC. Os resultados apontam para uma sistematização das descrições dos Planos de Ensino e identificou-se que os trabalhos com a oralidade são realizados a partir de seminários ou debates e que pouco aborda outros gêneros textuais orais sugeridos pela BNCC. Ainda, há a concepção de oralidade como ponto de reflexão a partir dos documentos analisados em relação às atividades aplicadas. Também foi pertinente refletir sobre algumas dificuldades do professor ao desenvolver um Plano de Ensino. Conclui-se que as propostas da BNCC sugerem uma formação dos estudantes com o domínio de múltiplas linguagens quando se trata do Eixo da Oralidade, uma vez que há interação entre os três eixos da Língua Portuguesa proposta esta que foi verificada de diferentes maneiras nos Planos de Ensino analisados.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-0252-2443pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8625743373973616pt_BR
dc.contributor.advisor1Cechin, Marizete Righi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7651-8082pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258243347570564pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Cechin, Marizete Righi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7651-8082pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258243347570564pt_BR
dc.contributor.referee2Krause-Lemke, Cibele-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9776-4135pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827638510072708pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee4Moreira, Thais Luisa Deschamps-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615140037497988pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseconteudoeixooralidade.pdf555,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
podcastestrategiaensinooralidade_produto.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons