Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34535
Título: A construção de um arcabouço orientador crítico para curricularizar a extensão universitária: uma contribuição fundamentada em valores CTS
Título(s) alternativo(s): The construction of a critical guiding framework to curricularize the outreach: a contribution based on STS values
Autor(es): Miranda, Frederico Severo
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Currículos - Planejamento
Extensão universitária
Universidades e faculdades - Aspectos sociais
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Computação - Estudantes
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Curriculum planning
University extension
Universities and colleges - Social aspects
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Computer science - Students
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 22-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MIRANDA, Frederico Severo. A construção de um arcabouço orientador crítico para curricularizar a extensão universitária: uma contribuição fundamentada em valores CTS. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A Resolução n.º 7 de 18 de dezembro de 2018 é um documento de lei federal que tornou obrigató- ria a implantação de ações extensionistas nos cursos superiores brasileiros, em outras palavras, a extensão precisa ser contemplada nos currículos universitários. Entretanto, a Resolução n.º 7 não elucida como, de fato, alcançar os seus ditames pré-estabelecidos, o que abre diversas possibilidades ao se fazer extensão, como, por exemplo, uma extensão alienante/resignada ou uma extensão emancipatória/crítica. Ressalta-se que nessa tese, a extensão é entendida como um caminho de emancipação social e, diante desse fato, torna-se importante que a pesquisa se respalde em uma base teórica crítica para que consiga atingir toda a sua potencialidade emancipatória. Isto posto, elenca-se a seguinte pergunta de pesquisa: como implementar a curricularização da extensão em um curso superior brasileiro considerando a perspectiva crítica dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade de modo que fomente a busca por caminhos democráticos que visam atender às demandas sociais locais? Dessa forma, para responder à pergunta de pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática em oito bibliotecas digitais considerando uma faixa temporal de 10 anos. Foi desenvolvida também uma pesquisa documental sobre a história da extensão a partir de uma perspectiva crítica dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e outra pesquisa documental referente às diretrizes das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além disso, foi criado um modelo conceitual teórico a partir da aplicação da análise de conteúdo categorial considerando a Resolução n.º 7. A partir da interseção dos passos anteriores, como resultado final e ineditismo dessa tese, foi desenvolvimento um arcabouço orientador crítico cujo objetivo é responder à pergunta de pesquisa. O referido arcabouço possui cinco etapas construídas a partir dos valores presentes nos estudo críticos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e orientações da própria Resolução n.º 7. Ressalta-se que sua validação foi realizada pela coordenação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnoló- gica Federal do Paraná e, além disso, foi realizado a sua apropriação (execução prática) parcial em uma faculdade do setor privado. Diante do cenário exposto anteriormente, conclui-se que o arcabouço orientador crítico pode ser utilizado como um caminho para se fazer a curricularização da extensão considerando uma visão crítica voltada para a emancipação social.
Abstract: Resolution No. 7 of December 18, 2018 is a federal law document that made the implementation of extension actions in Brazilian higher education courses mandatory, in other words, the outreach needs to be included in university curricula. However, the Resolution No. 7 does not elucidate how, in fact, to achieve its pre-established dictates, which opens up several possibilities when carrying out an outreach, such as, for example, an alienating/resigned outreach or an emancipatory/critical outreach. It is noteworthy that in this thesis, the outreach is understood as a path to social emancipation and, given this fact, it is important that the research is supported by a critical theoretical basis só that it can reach its full emancipatory potential. That said, the following research question is raised: how to implement the curricularization outreach in a Brazilian higher education course considering the critical perspective of studies in Science, Technology and Society in a way that encourages the search for democratic paths that aim to meet social demands locations? Therefore, to answer the research question, a systematic bibliographic review was carried out in eight digital libraries considering a time span of 10 years. Documentary research was also developed on the history of outreach from a critical perspective of studies in Science, Technology and Society and another documentary research regarding the guidelines for extension actions at the Federal Technological University of Paraná. Furthermore, a theoretical conceptual model was created based on the application of categorical content analysis considering Resolution no. 7. From the intersection of the previous steps, as a final result and novelty of this thesis, a critical guiding framework was developed whose objective is to answer the research question. The aforementioned framework has five stages constructed from the values present in critical studies in Science, Technology and Society and guidelines from Resolution no. 7 itself. It is noteworthy that its validation was carried out by the coordination of the Bachelor’s degree in Information Systems at the Federal Technological University of Paraná and, in addition, its partial appropriation (practical execution) was carried out in a private sector college. Given the scenario exposed above, it is concluded that the critical guiding framework can be used as a way to carry out the curricularization outreach considering a critical vision aimed at social emancipation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34535
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arcaboucocriticocurricularizarextensao.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons