Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBomfim, Ashylei Capaci-
dc.date.accessioned2024-08-20T18:19:28Z-
dc.date.available2024-08-20T18:19:28Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationBOMFIM, Ashylei Capaci. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da metodologia investigativa: análise das contribuições de uma sequência didática para o ciclo da água em uma proposta experimental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34522-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Sequência de ensino investigativo e experimental sobre o ciclo biogeoquímico da água: manual ao professor"pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to raise alternatives for a new teaching and learning proposal for students with learning difficulties, given the need to review the traditional teaching methodology towards active teaching to meet current educational demands. Therefore, the main objective of this research was to analyze the contributions to learning about the water cycle from a sequence of empowering activities based on the investigation teaching methodology and experimentation, by involving students in classes from a participatory perspective. To this end, research was initially carried out to understand the theoretical/conceptual context of inquiry teaching, in order to then propose the SEI. Through this proposal, we sought to find answers to the problem of verifying the contributions of the investigation teaching methodology and experimentation to the teaching/learning of scientific concepts related to the water cycle in the context of 3rd grade elementary school students, in a class called ZDP. To this end, we used a qualitative approach and phenomenological procedures as a methodology for analyzing and processing the data. Based on the activities carried out, as well as the students reports on this experience, it was found that the link between science teaching and experimental investigative activity can make the school space a pleasant and strategic environment for exchanging knowledge and experiences. In this way, scientific learning is enhanced, so that it becomes a meaningful scenario, considering that the use of different methodologies in the school context can favor the student's leading role in the construction of their learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInquiry-based learningpt_BR
dc.subjectEducation - Experimental methodspt_BR
dc.titleO ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da metodologia investigativa: análise das contribuições de uma sequência didática para o ciclo da água em uma proposta experimentalpt_BR
dc.title.alternativeScience teaching in the early years of elementary school based on investigative methodology: analysis of the contributions of a didactic sequence to the water cycle in an experimental proposalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou suscitar alternativas para uma nova proposta de ensino e de aprendizagem para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo em vista a necessidade de revisar a metodologia de ensino tradicional em direção ao ensino ativo para atender às demandas educacionais atuais. Sendo assim, o principal objetivo desta investigação consistiu em analisar as contribuições para a aprendizagem da temática ciclo da água a partir de uma sequência de atividades potencializadoras com aporte na metodologia de ensino por investigação e na experimentação, ao contemplar o aluno nas aulas em uma perspectiva participativa. Para isso, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa para compreender o contexto teórico/conceitual do ensino por investigação, para então propor uma SEI (Sequência de Ensino por Investigação). Através desta proposta, procurou-se por respostas à problemática de verificar as contribuições da metodologia de ensino por investigação e da experimentação para o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos relacionados ao ciclo da água no contexto de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Para isso, utilizou-se abordagem qualitativa e procedimento fenomenológico como metodologia para análise e tratamento de dados. A partir das atividades executadas, bem como, dos relatos dos alunos sobre essa vivência, constatou-se que a articulação entre o ensino de ciências e a atividade investigativa experimental pode tornar o espaço escolar um ambiente prazeroso e estratégico para a troca de conhecimentos e experiências. Assim, potencializa-se a aprendizagem científica, de modo que se constitua em um cenário significativo, considerando que o uso de diferentes metodologias no contexto escolar pode favorecer o protagonismo do aluno na construção do seu aprendizado.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-2003-3049pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094297541979272pt_BR
dc.contributor.advisor1Suart Junior, Jose Bento-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1162-1032pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346188152184645pt_BR
dc.contributor.referee1Suart Junior, Jose Bento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346188152184645pt_BR
dc.contributor.referee2Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867370408957200pt_BR
dc.contributor.referee3Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5923744198520816pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiainvestigativacicloagua.pdf4,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiainvestigativacicloagua_produto.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons