Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34509
Título: Aplicação da filosofia Lean em uma clínica odontológica do SUS
Título(s) alternativo(s): Application of the Lean philosophy in a SUS dental clinic
Autor(es): Quadros, Flávia Celene
Orientador(es): Leite, Higor Vinícius dos Reis
Palavras-chave: Saúde pública - Administração
Odontologia
Produção enxuta
Tratamento odontológico
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Public health administration
Dentistry
Lean manufacturing
Dental therapeutics
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUADROS, Flávia Celene. Aplicação da filosofia Lean em uma clínica odontológica do SUS. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Atualmente, as instituições de saúde pública enfrentam a constante pressão de atender às necessidades da população, enquanto tentam gerenciar as limitações de recursos financeiros e humanos. Na odontologia, o último levantamento nacional, em 2010, mostrou que 75% da população adulta entre 35 e 44 anos necessitava de tratamentos dentários no Brasil. Diante de desafios epidemiológicos, dificuldades financeiras e a necessidade de melhorar processos para ampliar o acesso nas clínicas públicas, trazem o questionamento sobre como aprimorar esses serviços. A necessidade de rever os processos vigentes, visando melhorias, aumento do acesso e gestão mais eficiente, justifica a realização desta pesquisa. Nesse contexto, a filosofia Lean surge como uma forma de identificar oportunidades de melhoria nos processos, evitando desperdícios e orientando as práticas de acordo com as necessidades da população. Este estudo teve como objetivo principal implementar o Lean Six Sigma e avaliar o seu impacto na melhora da performace das clínicas odontológicas do Sistema Único de Saúde. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia da pesquisa-ação, integrando teoria e prática. Também foram conduzidos grupos focais com usuários e trabalhadores antes e após a implantação do Lean Six Sigma, buscando identificar o valor do cliente, suas necessidades e percepções de mudanças. Os resultados da pesquisa destacam os impactos e resultados positivos da implantação, evidenciando que o Lean pode e deve ser aplicado em clínicas odontológicas, com potencial para outras áreas da saúde. A ampliação do acesso ocorreu por meio de novas formas de agendamento, tanto na recepção da Unidade Básica de Saúde quanto por aplicativo. Com o acesso ampliado, o número de atendimentos também aumentou, com uma média adicional de 87 pacientes atendidos por mês o que representa mais de mil pacientes por ano, sem investimentos financeiros ou de recursos humanos. Essa abordagem pode ser otimizada com a implementação de ações para controlar o absenteísmo, como o overbooking, confirmação de consultas e utilização de vagas ociosas. A pesquisa também revela uma similaridade entre o Lean e a Lógica do Serviço Público, uma teoria que permite compreender o valor de um serviço público a partir das necessidades dos usuários. Foram identificados alguns desafios, como a falta de conhecimento sobre o Lean entre os profissionais da saúde. Adicionalmente, a pesquisa descreve contribuições para teoria e prática, detalhando todo o processo de implementação e servindo como benchmarking para implementações futuras. No município de Curitiba, se aplicada em todas as clinicas odontologicas das Unidades Básicas de Saúde, essa abordagem poderia resultar em aumento de 50% da oferta existente atualmente, o que significaria a economia do investimento de ampliação de quase 12 milhões por ano.
Abstract: Today, public health institutions face the constant pressure of meeting the needs of the population, while trying to manage the limitations of financial and human resources. In dentistry, the last national survey, in 2010, showed that 75% of the adult population between 35 and 44 years old needed dental treatments in Brazil. Faced with epidemiological challenges, financial difficulties, and the need to improve processes to expand access to public clinics, the question arises about how to improve these services. The need to review the current processes, aiming at improvements, increased access and more efficient management, justifies the realization of this research. In this context, the Lean philosophy emerges as a way to identify opportunities for improvement in processes, avoiding waste and guiding practices according to the needs of the population. This study aimed to evaluate the impact of the implementation of Lean in an unified healthcare Unified Healthcare System (UHS), system dental clinic. To achieve this goal, a qualitative research was carried out using the action research methodology, integrating theory and practice. Focus groups were also conducted with users and workers before and after the implementation of Lean, seeking to identify the value of the customer, their needs and perceptions of change. The results of the research highlight the impacts and positive results of the implementation, showing that Lean can and should be applied in dental clinics, with potential for other areas of health. The expansion of access occurred through new forms of scheduling, both at the reception of the gerenal practitioner and by application. With expanded access, the number of appointments has also increased, with an additional average of 87 patients seen per month. This represents more than a thousand patients annually, without financial or human resources investments. This approach can be optimized by implementing actions to control absenteeism, such as overbooking, confirming appointments, and using idle spaces. The research also reveals a similarity between Lean and Public Service Logic, a theory that allows us to understand the value of a public service based on the needs of users. Some challenges were identified, such as the lack of knowledge about Lean among health professionals. Additionally, the research describes contributions to theory and practice, detailing the entire implementation process and serving as a benchmark for future implementations. In the city of Curitiba, if applied in all dental clinics of the general Practitioner, this approach could result in an increase of 50% in the current supply, which would mean savings in the expansion investment of almost 12 million per year.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34509
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leanclinicaodontologicasus.pdf5,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons