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dc.creatorFelippi, Luana Engeler-
dc.date.accessioned2024-08-16T14:01:54Z-
dc.date.available2024-08-16T14:01:54Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationFELIPPI, Luana Engeler. Matrizes e suas possibilidades metodológicas no ensino médio: um estado da arte. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34495-
dc.description.abstractThis research presents the state of the art over the last five years on the use of Mathematics teaching methodologies in relation to matrices. A study was conducted based on works selected from three research platforms: the PROFMAT dissertation bank, the ENEM annals on the SBEM website and the CAPES Portal. The selection of these works was carried out through the use of filters and careful reading, identifying the presence of expressions such as 'matrices', 'matrices teaching' and 'Mathematics teaching methodologies'. After selection, a process was carried out to identify the Mathematics teaching methodologies used in the context of the matrices. The research included 31 works that addressed some methodologies, such as history of mathematics, mathematical investigation, ethnomathematics, mathematical modeling, digital technologies and games. Among these, the use of technologies in teaching matrices stood out, being identified in 26 publications, representing 83.9% of the total. The main activities covered in the work using technology involve the use of applications, software and electronic spreadsheets to perform calculations with matrices, the use of video lessons and the construction of digital images.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleMatrizes e suas possibilidades metodológicas no ensino médio: um estado da artept_BR
dc.title.alternativeMatrices and their methodological possibilities in high school: a state of the artpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta o estado da arte dos últimos cinco anos sobre o uso das metodologias de ensino de Matemática em relação às matrizes. Foi conduzido um estudo com base em trabalhos selecionados de três plataformas de pesquisa: o banco de dissertações do PROFMAT, os anais do ENEM no site da SBEM e o Portal da CAPES. A seleção desses trabalhos foi realizada através do uso de filtros e leitura criteriosa, identificando a presença de expressões tais como 'matrizes', 'ensino de matrizes' e 'metodologias de ensino de Matemática'. Após a seleção, foi realizado um processo de identificação das metodologias de ensino de Matemática utilizadas no contexto das matrizes. A pesquisa incluiu 31 trabalhos que abordaram algumas metodologias, tais como história da matemática, investigação matemática, etnomatemática, modelagem matemática, tecnologias digitais e jogos. Dentre essas, destacou-se o uso das tecnologias no ensino das matrizes, sendo identificada em 26 publicações, representando 83,9% do total. As principais atividades abordadas nos trabalhos com uso de tecnologias, envolvem uso de aplicativos, softwares e planilhas eletrônicas para realizar cálculos com matrizes, utilização de vídeos aula e construção de imagens digitais.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5766740531364106pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7175-0069pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794pt_BR
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7175-0069pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Elida Maiara Velozo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160978984706438pt_BR
dc.contributor.referee3Pires, Liceia Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0386-6099pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8130118827078846pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Romel da Rosa da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3206-9320pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804309368611422pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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