Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34488
Título: Cosmologia simplificada: uma sequência de ensino sobre cosmologia moderna no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Simplified cosmology: a teaching sequence on modern cosmology in high school
Autor(es): Winter, Ana Paula
Orientador(es): Dalmolin, Fabrício Tronco
Palavras-chave: Cosmologia
Aprendizagem ativa
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Cosmology
Active learning
Education - Effect of technological innovations on
Data do documento: 9-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WINTER. Ana Paula. Cosmologia simplificada: uma sequência de ensino sobre cosmologia moderna no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: No cenário atual cheio de possibilidades para a inserção de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Física, a motivação para exploração de ferramentas on-line pode se revelar como um componente indispensável à aprendizagem significativa dos estudantes. Pressupondo que quanto mais estimulado, curioso e predisposto a aprender, o aluno se revelar cada vez mais interessado nas atividades propostas para o estudo de conteúdos da Física. A partir desse pressuposto, elaborou-se o Produto Educacional (PE), sob o título Cosmologia simplificada: uma sequência de ensino sobre cosmologia moderna no Ensino Médio. O objetivo principal da experiência com aplicação do PE na prática docente foi resgatar alguns conceitos e enriquecer os conteúdos vistos no Ensino Médio sobre Cosmologia, conhecer instrumentos usados pela Cosmologia Observacional e apontar novas perspectivas observacionais que surgem nessa direção. Observada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003), o conteúdo acadêmico contemplado no PE foi apresentado no formato de Cartilha Educativa on-line e aplicado na prática investigativa com apoio didático de uma Sequência de EnsinoAprendizagem (SEA), elaborada com base teórica em Méheut e Psillos (2004). Para análise dos resultados observados pela aplicação da SEA/PE na prática pedagógica utilizou-se a técnica Análise do Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Na aplicação do PE em sala da aula do Ensino Médio, observou que a exploração da SEA com apoio da Cartilha Educativa como material didático de consulta e a utilização de dispositivos móveis informatizados para acesso on-line reúne potencial para inovar a dinâmica da sala de aula de tal maneira a tornar as aulas de Física mais atrativas, dinâmicas e produtivas.
Abstract: In the current scenario full of possibilities for the insertion of different Digital Information and Communication Technologies (DICT) in Physics teaching, the motivation to explore online tools can prove to be an indispensable component for students' meaningful learning. Assuming that the more stimulated, curious and predisposed to learn, the student will become increasingly interested in the activities proposed for the study of Physics content. Based on this assumption, the Educational Product (EP) was created, under the title Simplified cosmology: a teaching sequence on modern cosmology in high school. The main objective of the experience with applying EP in teaching practice was to rescue some concepts and enrich the content seen in High School about Cosmology, to learn about instruments used by Observational Cosmology and to point out new observational perspectives that emerge in this direction. Observing Theory of Meaningful Learning, David Ausubel (2003), the academic content included in the EP was presented in the format of an online Educational Booklet and applied in investigative practice with didactic support from a Teaching-Learning Sequence (TLS), prepared with theoretical basis in Méheut and Psillos (2004). To analyze the results observed through the application of TLS/EP in pedagogical practice, the Content Analysis technique by Laurence Bardin (2011) was used. In the application of EP in the High School classroom, it was observed that the exploration of TLS with the support of the Educational Booklet as teaching material for consultation and the use of computerized mobile devices for access online brings together potential to innovate classroom dynamics in such a way as to make Physics classes more attractive, dynamic and productive.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34488
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cosmologiasimplificadasequenciaensino.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cosmologiasimplificadasequenciaensino_produto.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons