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Título: Análise do perfil de tensão de uma rede de distribuição com a inserção de veículos elétricos em car sharing
Título(s) alternativo(s): Voltage profile analysis of a power distribution grid integrating electric vehicles in a car sharing system
Autor(es): Sorgatto, Bernardo
Barbosa, Felipe Silva
Santos, Marina dos
Orientador(es): Silva, Nastasha Salame da
Palavras-chave: Veículos elétricos
Compartilhamento de carro
Geração distribuida de energia elétrica
Simulação (Computadores)
Electric vehicles
Car sharing
Distributed generation of electric power
Computer simulation
Data do documento: 4-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SORGATTO, Bernardo; BARBOSA, Felipe Silva; SANTOS, Marina dos. Análise do perfil de tensão de uma rede de distribuição com a inserção de veículos elétricos em car sharing. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Atualmente, os veículos elétricos (Ves) são considerados os substitutos mais promitentes dos veículos à combustão. Além disso, a penetração de Ves na rede demonstrou ser uma tendência crescente, pois há projeções futuras do desenvolvimento de até 100 milhões de carros elétricos e 400 milhões de veículos de duas e três rodas até 2030. Paralelamente, o car sharing é um modelo de negócios de compartilhamento de carros que propõe o aluguel do veículo de maneira fácil, por qualquer pessoa, por um curto período e que esteja estacionado em localizações próximas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o perfil de tensão com a inserção de veículos elétricos no sistema car sharing em uma rede de distribuição. Realizou-se um levantamento das características dos veículos elétricos nos diferentes modos de carregamento e a rede IEEE 13 barras foi adaptada com características das redes elétricas brasileiras como o objeto de estudo das simulações. Ademais, a análise de simulação foi realizada com o software OpenDSS e definiu-se a conexão de veículos em car sharing com quatro estações do serviço contendo cinco veículos em cada. Executou-se dois cenários temporais de simulações, o Snapshot e o Daily, sendo o primeiro em regime permanente e o segundo em relação a uma curva de carga diária. Outrossim, os cenários temporais foram divididos entre si em relação ao papel dos Ves na rede, como elemento de carga e como elemento de geração e, por fim, foi possível analisar esses cenários em diferentes conjunturas de carregamento. Conclui-se que o impacto da inserção de quatro estações de car sharing na rede foi muito sutil, pois não afetaram a rede o suficiente para desestabilizá-la. Além disso, os valores de tensão simulados ficaram dentro da faixa estabelecida pela ANEEL. Com a variabilidade da inserção de Ves e os diferentes tipos de carregamento, alguns fatores prejudiciais poderiam ocorrer numa rede já estressada por outras cargas. Assim, exigir-se-ia uma coordenação dos veículos elétricos pelas companhias de energia ou de um órgão responsável para garantir a regulação da tensão e a estabilidade da rede, assegurando um impacto positivo dos veículos nas variações de tensão.
Abstract: Nowadays, electric vehicles (EV) are considered the most promising option to replace combustion vehicles. In addition, the penetration of Evs in the network showed itself as an increasing global trend, as there are future projections for the development of up to 100 million electric cars and 400 million two- and three-wheeled vehicles by 2030. At the same time, car sharing is a car travel business model that proposes easy rental of vehicles by anyone, for a short period of time and parked in close locations. Therefore, the objective of this document is to analyze the voltage profile with the insertion of electric vehicles in the car sharing system in a distribution system. A survey of the characteristics of electric vehicles in different charging modes was carried out and the IEEE 13 bars system was adapted with characteristics of Brazilian electric system as the object of study of the simulations. Furthermore, a simulation analysis was performed with the OpenDSS software and a car sharing vehicle connection with four service stations containing five vehicles each was defined. Two temporal simulation scenarios were executed, which are the Snapshot scenario and the Daily scenario, one in steady state and the other in relation to a daily load curve. The temporal scenarios were divided among themselves in relation to the role of Evs in the system, which could be as a charging or generation element, and finally, it was possible to analyze these scenarios in different charging methods. In closing, the impact of the insertion of four car sharing stations in the system was very subtle, as they did not affect the network enough to destabilize it. Besides that, the simulated voltage values were within the established range by ANEEL. With the load variability and the different types of charging modes, there would be harmful factors for a system already stressed by other loads. Thus, it would require a great coordination of the electric vehicles by the power companies or any other public agency to guarantee the voltage regulation and the stability of the system, securing a positive impact on the voltage oscillations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34479
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