Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34361
Título: Métodos de ensino e recursos tecnológicos aplicados na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista: manual digital para alfabetização de alunos com TEA
Título(s) alternativo(s): Teaching methods and technological resources applied in the literacy of students with Autistic Spectrum Disorder: digital handbook for literacy of students with ASD
Autor(es): Oliveira, Bruna Luanna Franco de
Orientador(es): Pansanato, Luciano Tadeu Esteves
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Alfabetização
Ensino - Metodologia
Tecnologia
Autism spectrum disorders
Literacy
Teaching - Methodology
Technology
Data do documento: 1-Abr-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: OLIVEIRA, Bruna Luanna Franco de. Métodos de ensino e recursos tecnológicos aplicados na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista: manual digital para alfabetização de alunos com TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são processos de grande complexidade e pouco difundidos na literatura. O uso de métodos de ensino e recursos tecnológicos específicos são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. Consequentemente, para que se possa oferecer uma educação inclusiva, o professor precisa conhecer seu aluno, saber aplicar as diversas metodologias de ensino e recursos tecnológicos que podem apoiar a sua prática pedagógica. O objetivo desta pesquisa foi investigar a prática de métodos de ensino e recursos tecnológicos que estão sendo aplicados na alfabetização e letramento de alunos com TEA em uma instituição de educação especial e elaborar um produto educacional para orientar os professores envolvidos. O estudo de caso realizado para essa investigação incluiu como procedimentos a análise documental, observação sistemática e entrevistas. O desenvolvimento do produto educacional ocorreu após a análise documental dos planos de trabalho docente e da observação sistemática da prática nas salas de aula. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados obtidos com a transcrição das entrevistas com os professores. Os resultados indicaram que os professores têm dificuldades quanto a aplicação de métodos de ensino e recursos tecnológicos para a alfabetização e letramento de alunos com TEA. No processo de ensino e aprendizagem foram identificadas dificuldades também em relação ao comportamento do aluno e à adaptação curricular, além de uma carência na formação docente. ABA, PECS e TEACCH são as abordagens mais utilizadas. Lina Educa e o ABC Autismo são os aplicativos mais utilizados, apesar da existência de muitos aplicativos para a alfabetização e letramento de alunos com TEA. A elaboração do Manual Digital para a Alfabetização de Alunos com Transtorno do Espectro Autista, produto educacional desta pesquisa, é uma contribuição para a prática docente na alfabetização e letramento de alunos com TEA.
Abstract: The literacy of students with autism spectrum disorder (ASD) are highly complex processes that are not widely disseminated in the literature. The use of specific teaching methods and technological resources are essential for the teaching and learning process in this context. Consequently, to offer an inclusive education, teachers need to know their students, know how to apply the various teaching methodologies and technological resources that can support their pedagogical practice. The objective of this research was to investigate the practice of teaching methods and technological resources that are being applied in the literacy of students with ASD in a special education institution and to develop an educational product to guide the teachers involved. The case study carried out for this investigation included document analysis, systematic observation and interviews. The development of the educational product occurred after the documental analysis of the teaching work plans and the systematic observation of the practice in the classrooms. The Discursive Textual Analysis was used for the treatment of data obtained from the transcription of interviews with teachers. The results indicated that teachers have difficulties in the application of teaching methods and technological resources for the literacy of students with ASD. In the teaching and learning process, difficulties were also identified in relation to the student's behavior and curricular adaptation, in addition to a lack of teacher training. ABA, PECS, and TEACCH are the most used approaches. Lina Educa and ABC Autism are the most used applications, despite the existence of many applications for the literacy of students with ASD. The elaboration of the Digital Manual for the Literacy of Students with Autism Spectrum Disorder, an educational product of this research, is a contribution to the teaching practice for the literacy of students with ASD.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Manual digital para alfabetização de alunos com TEA"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34361
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaoalunostea.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alfabetizacaoalunostea_produto.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons