Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34238
Título: Discussões sobre lavagem de dinheiro nos cursos de graduação de ciências contábeis
Título(s) alternativo(s): Discussions about money laundering in undergraduate accounting courses
Autor(es): Sari, Leticia
Orientador(es): Dagostini, Luciane
Palavras-chave: Lavagem de dinheiro
Contabilidade - Normas
Contadores
Money laundering
Accounting - Standards
Accountants
Data do documento: 16-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SARI, Leticia. Discussões sobre lavagem de dinheiro nos cursos de graduação de Ciências Contábeis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O crime de lavagem de dinheiro é definido como um conjunto de operações comerciais e/ou financeiras, que objetivam incorporar na economia, de modo transitório ou permanente, recursos que possuem como origem atos criminosos. No Brasil, a Lei nº 9.613/98, posteriormente alterada pela Lei nº 12.683/12, define a obrigação do profissional contábil a adotar práticas de controles internos e comunicar ao órgão competente quando identificadas operações suspeitas de lavagem de dinheiro. A pesquisa objetiva verificar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis, de instituições de ensino superior do oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, em relação às discussões na graduação sobre os conceitos e a ética relacionada à lavagem de dinheiro, considerando o disposto na Lei nº 12.683/12 e na Resolução CFC nº 1.530/17. O estudo verificou a percepção de 125 alunos, por meio de uma survey baseada na pesquisa de Lubas et. al. (2021). Os resultados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e testes não paramétricos de Kruskal Wallis e Correlação de Spearman. Os resultados demonstraram que os alunos percebem a presença de disciplinas nos cursos de ciências contábeis que abordam os direitos e deveres do profissional contábil, e que receberam orientações na graduação quanto à responsabilidade do profissional diante de indícios do crime. No entanto, é verificado um conhecimento limitado sobre a temática, indicado pelo desconhecimento dos alunos sobre como identificar e tratar operações suspeitas de lavagem de dinheiro.
Abstract: The crime of money laundering is defined as a set of commercial and/or financial operations, which aim to incorporate into the economy, temporarily or permanently, resources that originate from criminal acts. In Brazil, Law Nº. 9,613/98, later amended by Law nº 12,683/12, defines the accounting professional's obligation to adopt internal control practices and communicate to the competent body when suspected money laundering operations are identified. The research aims to verify the perception of Accounting Sciences students, from higher education institutions in western Santa Catarina and southwestern Paraná, in relation to undergraduate discussions on the concepts and ethics related to money laundering, considering the provisions of Law nº 12,683 /12 and in CFC Resolution nº 1,530/17. The study verified the perception of 125 students, through a survey based on research by Lubas et. al. (2021). The results were analyzed using descriptive statistics and non-parametric Kruskal Wallis and Spearman Correlation tests. The results demonstrated that students perceive the presence of subjects that address the rights and duties of accounting professionals and received guidance regarding the professional's responsibility in the face of signs of crime. However, there is limited knowledge on the subject, indicated by students' lack of knowledge on how to identify and treat suspicious money laundering operations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34238
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lavagemdinheiro.pdf460,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons