Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34110
Título: Projeto conceitual de freios para um protótipo de SAE (Society of Automotive Engineers) elétrico
Título(s) alternativo(s): Conceptual design of brakes for an electrical SAE (Society of Automotive Egineers) prototype
Autor(es): Tilpe, Calandra Renata
Orientador(es): Verastegui, Roger Navarro
Palavras-chave: Automóveis - Freios
Veículos elétricos
Simulação (Computadores digitais)
Modelos matemáticos
Automobiles - Brakes
Electric vehicles
Digital computer simulation
Mathematical models
Data do documento: 15-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TILPE, Calandra Renata. Projeto conceitual de freios para um protótipo de SAE (Society of Automotive Engineers) elétrico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de freios para um protótipo de carro de competição do estilo fórmula elétrico. O sistema de freios é um item importante que garante a desaceleração dos veículos, sendo considerado como um sistema de segurança. A forma básica de frear um veículo converter a energia cinética proveniente do movimento em energia térmica, através da fricção entre as pastilhas de freios e os discos de freios. A frenagem eficiente deve ser capaz de parar o veículo com estabilidade e segurança. Para o desenvolvimento do projeto, adota-se as etapas de projetos de Back, ou seja, planejamento, projeto do produto, e implementação. Através da pesquisa sobre o sistema de freios, a dinâmica veicular do sistema e o seu dimensionamento, possibilitou-se a obtenção de parâmetros importantes expostos e detalhados nesse trabalho, sendo comprovados através de simulações matemáticas e computacionais através do CAD dos subsistemas. Logo, conclui-se que o projeto está dimensionado de forma a atender todas as premissas propostas pelo projeto e pela normativa da FSAE.
Abstract: This work aims to develop a brake system for a prototype electric formula-style competition car. The brake system is an important item that ensures the deceleration of vehicles, being considered as a safety system. The basic way of braking a vehicle is to convert kinetic energy from movement into thermal energy, through friction between the brake pads and the brake discs. Efficient braking must be able to stop the vehicle stably and safely. For the development of the project, the stages of Back projects are adopted, that is, planning, product design, and implementation. Through research on the brake system, the vehicle dynamics of the system and its dimensioning, it was possible to obtain important parameters exposed and detailed in this work, being proven through mathematical and computational simulations through the CAD of the subsystems. Therefore, it is concluded that the project is dimensioned to meet all the premises proposed by the project and by the FSAE regulations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34110
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dinamicaveicularfreiobalancebarfrenagem.pdf8,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons