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Título: Desenvolvimento de framework de prototipagem rápida para teste de algoritmos e estratégias de controle em sistemas veiculares dinâmicos
Título(s) alternativo(s): Development of rapid prototyping framework for testing algorithms and control strategies in dynamic vehicle systems
Autor(es): Santana, João Alexandre de Carvalho
Basso, Matheus Schlosser
Orientador(es): Santos, Max Mauro Dias
Palavras-chave: Engenharia de protótipos
Framework (Arquivo de computador)
Controle automático
Veículos
Prototypes, Engineering
Frame work (Computer file)
Automatic control
Vehicles
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTANA, João Alexandre de Carvalho; BASSO, Matheus Schlosser. Desenvolvimento de framework de prototipagem rápida para teste de algoritmos e estratégias de controle em sistemas veiculares dinâmicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A prototipagem rápida e o desenvolvimento baseado em modelo são abordagens de engenharia que muitas vezes parecem distantes da realidade acadêmica, o presente trabalho buscou criar um framework a ser seguido com objetivo de facilitar o desenvolvimento de algoritmos de controle. Através de uma revisão bibliográfica para entender/reproduzir as técnicas de Model Based Design, recorreu-se da literatura sobre dinâmica veicular para propor um modelo fidedigno ao sistema real, sendo importante contemplar a movimentação lateral e longitudinal do veículo. Além do embasamento teórico é crucial para o trabalho a devida compreensão dos equipamentos empregados, como é possível com tais dispositivos simular uma planta de controle, também sendo necessário entender como devidamente estimular o modelo. Por fim os resultados obtidos cumpriram com a meta proposta, obter um modelo e estabelecer um guia que permita o teste de algoritmos de controle.
Abstract: Rapid prototyping and model-based development are engineering approaches that often seem distant from academic reality, the present work sought to create a framework to be followed in order to facilitate the development of control algorithms. Through a bibliographic review to understand/reproduce the Model Based Design techniques, the literature on vehicle dynamics was used to propose a reliable model for the real system, being important to contemplate the lateral and longitudinal movement of the vehicle. In addition to the theoretical basis, it is crucial for the work to properly understanding from the equipment used, how it is possible with such devices to simulate a control plant, and it is also necessary to understand how to properly stimulate the model. Finally, the obtained results fulfilled the proposed goal, to obtain a model and establish a guide that allows the test of control algorithms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34088
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