Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33994
Título: As representações de Brasil nos quadrinhos de Flavio Colin
Título(s) alternativo(s): The representations of Brazil in Flavio Colin's comics
Autor(es): Fonseca, Neuza de Fátima da
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Colin, Flávio, 1930-2002 - Crítica, interpretação, etc
Brasil - Histórias em quadrinhos
Representações sociais
Histórias em quadrinhos - Linguagem
Histórias em quadrinhos - Personagens
Comic books, strips, etc.
Colin, Flávio, 1930-2002 - Criticism, interpretation, etc
Brazil - Comic books, strips, etc.
Social representations
Comic books, strips, etc. - Language
Comic books, strips, etc. - Characters
Data do documento: 27-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FONSECA, Neuza de Fátima da. As representações de Brasil nos quadrinhos de Flavio Colin. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A proposta desta tese é refletir sobre os quadrinhos de Flavio Colin, procurando compreender as representações de Brasil construídas em sua obra, considerando as relações de tecnologia e de cultura. Para isso, foram selecionadas três histórias em quadrinhos: A Guerra dos Farrapos (1985), lançada pela editora L± Estórias Gerais (2011), produzida pela editora Conrad; e Caraíba (2007), da editora Desiderata. A escolha dessas obras se deu pelo fato de cada uma delas se passar em uma região diferente do país: sul, sudeste e norte. A primeira narra um acontecimento histórico que foi a Guerra dos Farroupilhas contra o Império; a segunda coloca em evidência o sertão e o cangaço; e a última, revisita a lenda do Curupira. Os temas abordados por Flavio Colin voltam-se, muitas vezes, para a história do Brasil, costumes, lendas e folclore, buscando aquilo que seria, para ele, genuinamente brasileiro. A fundamentação teórica acerca da linguagem dos quadrinhos baseia-se nos estudos de Gonçalo Júnior (2007), Will Eisner (2010), Thierry Groensteen (2015), Moacy Cirne (1975), Paulo Ramos (2010) e Waldomiro Vergueiro (2017). Boris Fausto (2006), Eric Hobsbawm (1995), Juremir Machado (2018) ajudam a questionar os contextos imbricados nas obras e na trajetória de Flavio Colin. O conceito de representação apoia-se em Stuart Hall (2016); as reflexões sobre cultura material baseiam-se nos estudos de Daniel Miller (2013); as questões de identidade são pensadas a partir de leituras de Tomaz Tadeu da Silva (Org) (2014), Lília Moritz Schwarcz (2019), Marilena Chauí (2006) e Everly Pegoraro (2018). As análises procuram compreender e contextualizar as representações de “Brasis” nos quadrinhos de Colin, considerando a linguagem e as técnicas, os estudos sobre a cultura material e visual na composição de cenários, na construção e caraterização de personagens e cenas. Colin representa muitas das práticas sociais que envolvem questões de classe, gênero, raça e etnia. Os desenhos apontam diferentes tipos de masculinidades e feminilidades, tipos e estereótipos de pessoas negras e de povos indígenas. Na obra A Guerra dos Farrapos, Colin e Ruas trouxeram a história da guerra contada pelos historiadores da época em que o quadrinho foi criado. Vemos a ausência do negro e do indígena nas batalhas e nas decisões políticas, assim como as mulheres, que, apesar do heroísmo de Anita Garibaldi, são representadas, se são de classe social mais elevada, como dona de casa, outras, de classe muito baixa, são apresentadas como prostitutas ou acompanhantes dos soldados. No quadrinho Estórias Gerais, Srbek e Colin trazem a violência do cangaço nordestinos representada nas lutas entre bandos armados no sertão mineiro. Nessa obra, apesar do destaque maior aos homens brancos, o heroísmo é dividido, muitas vezes, com negros e mulheres. Mas a despeito desse heroísmo atribuído ao feminino, a obra traz muita violência contra a mulher. Já no quadrinho Caraíba, a principal preocupação de Colin é denunciar os desmazelos com a floresta amazônica. Traz o heroísmo dos seres folclórico, a união dessas figuras com os seres humanos para combater o desmatamento, a poluição dos rios e do solo e o tráfico de animais e plantas.
Abstract: This dissertation aims to reflect on Flavio Colin’s comic books by investigating how Brazil is represented on his artwork, taking into account the relation between culture and technology. Therefore, three comic books were selected: “A Guerra dos Farrapos”, published by L&PM in 1985; “Estórias Gerais”, published by Conrad in 2011; and “Caraíba” published by Desiderata in 2007. The reason such books were chosen is that each one of them is set in a different region of Brazil: South, Southeast and North. The first one describes the Ragamuffin War, a historical uprising against the Empire of Brazil. The second gives prominence to the backlands and cangaço, and the last one revisits Curupira, a creature of the Brazilian folklore. Flavio Colin addressed topics that are used linked to the history of Brazil, its traditions, myths and folklore, in search of something that would be, for him, genuinely Brazilian. The theoretical framework on the style of Colin’s comic books is based on the work of the following scholars: Gonçalo Júnior (2007), Will Eisner (2010), Thierry Goensteen (2015), Moacy Cirne (1975), Paulo Ramos (2010) and Waldomiro Vergueiro (2017). Boris Fausto (2006), Eric Hobsbawm (1995) and Juremir Machado’s (2018) work is essential to examine the intertwined contexts in Flavio Colin’s work and career. The concept of representation is based on Stuart Hall (2016); the views on material culture are based on Daniel Miller’s (2013) work; the investigations on identity are based on Tomaz Tadeu da Silva (2014), Lília Moritz Schwarcz (2019), Marilena Chauí (2006) and Everly Pegoraro’s (2018) work. Our analyses intend to understand and contextualize the contrasting representations of Brazil in Colin’s comic books. We also take into account how language and techniques are used in his work, the studies on material and visual culture in the settings making, and in the making of the characterization of characters and scenes. Colin’s work represents many of the social practices on social class, gender, race and ethnicity issues. His drawings show multiple forms of masculinities and femininities. They also illustrate types and stereotypes of black people and indigenous people. In “A Guerra dos Farrapos” Colin and Ruas discuss the history of the Ragamuffin War as told by the historians from the time the story was produced. We notice the absence of black people and indigenous people during the battles and political decisions, as well as women, who are either represented as housewives, if they are upper-class, or prostitutes or soldiers’ escorts, if they are lower-class, except Anita Garibaldi, who is seen as a heroine. In “Estórias Gerais” Srbek and Colin highlight the violence of the northeastern cangaço, which is pictured in battles among armed gangs in the backlands of Minas Gerais. In this comic, despite white men being in the spotlight most of time, heroism is often shared with black men and women. But despite women getting the spotlight, the book also shows scenes of violence against them. In “Caraíba”, Colin’s main concern is to denounce the negligence to protect the Amazon rainforest. It discusses the bravery of folkloric creatures, their partnership with human beings to fight deforestation, water and soil pollution and wildlife trafficking.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33994
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacoesbrasilquadrinhoscolin.pdf20,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons