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Título: Dimensionamento de lajes lisas em concreto protendido com variação da resistência característica à compressão do concreto utilizando o TQS
Título(s) alternativo(s): Prestressed concrete flat slabs dimensioning with variations in the compressive strength of concrete using the software TQS
Autor(es): Dafre, Joana
Orientador(es): Dalcanal, Paola Regina
Palavras-chave: Concreto protendido
Lajes de concreto
Engenharia de estruturas
Normas técnicas (Engenharia)
Prestressed concrete
Concrete slabs
Structural engineering
Standards, Engineering
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DAFRE, Joana. Dimensionamento de lajes lisas em concreto protendido com variação da resistência característica à compressão do concreto utilizando o TQS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Pensado em estruturas com elementos com menor seção transversal e vãos de maior comprimento, a protensão emerge como uma alternativa ao concreto armado. Pois, aplica tensões de compressão nas regiões do concreto sujeitas à tração, minimizando ou eliminando as tensões de tração responsáveis pela fissuração e aumentando a durabilidade da estrutura. A combinação de aços de alta resistência e concretos de maior resistência possibilita a redução das dimensões da seção transversal, tornando as estruturas mais leves. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é dimensionar lajes lisas em concreto protendido usando o software TQS, variando a resistência característica à compressão do concreto (fck), de 30 MPa, mínima permitida pela norma brasileira para a classe de agressividade ambiental considerada, para 40 MPa e 50 MPa, verificando como este parâmetro influencia no comportamento da laje. Os resultados destacam que, com o aumento do fck do concreto, é possível reduzir os deslocamentos ou a quantidade de cabos de protensão. Entretanto, esse aumento está associado ao incremento da armadura passiva mínima. Quando a quantidade de cabos é reduzida, há um aumento na fissuração, embora dentro dos limites permitidos, e uma diminuição na perda de protensão. A comparação entre os modelos IV e VI do TQS revela que o modelo VI se aproxima mais do comportamento real da laje, uma vez que considera a influência das forças horizontais, como as resultantes da protensão. Sendo assim, o cálculo dos deslocamentos da laje é mais preciso.
Abstract: Designed for structures with slender elements and longer spans, prestressing has emerged as an alternative to reinforced concrete. It applies compressive stresses to the areas of the concrete subject to traction, minimizing or eliminating the tensile stresses responsible for cracking and increasing the durability of the structure. The combination of high-strength steels and higher-strength concrete makes it possible to create slimmer sections, reducing the dimensions of the cross-section and making the structures lighter. In this sense, the main objective of this work is to design prestressed concrete flat slabs using the TQS software, varying the characteristic compressive strength of the concrete (fck) from 30 MPa, the minimum allowed by the Brazilian standard, to 40 MPa and 50 MPa, checking how this parameter influences the behavior of the slab. The results show that by increasing the fck of the concrete, it is possible to reduce the displacements or the number of prestressing cables. However, this increase is associated with an increase in the minimum passive reinforcement. When the number of cables is reduced, there is an increase in cracking, although within the permitted limits, and a decrease in prestress loss. A comparison between TQS models IV and VI reveals that model VI is closer to the real behavior of the slab, since it takes into account the influence of horizontal forces, such as those resulting from prestressing. As a result, the calculation of the slab's displacements is more accurate.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33974
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