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Título: Os discursos de mulheres sobreviventes de violência doméstica: uma análise dialógica de um podcast narrativo
Título(s) alternativo(s): The discourses of women survivors of domestic violence: a dialogic analysis of a narrative podcast
Autor(es): Ábila, Fernanda
Orientador(es): Rohling, Nivea
Palavras-chave: Violência contra as mulheres - Brasil
Vítimas de violência familiar
Análise do discurso narrativo
Dialogismo (Análise literária)
Subjetividade
Podcasts
Women - Violence against - Brazil
Victims of family violence
Discourse analysis, Narrative
Dialogism (Literary analysis)
Subjectivity
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ÁBILA, Fernanda. Os discursos de mulheres sobreviventes de violência doméstica: uma análise dialógica de um podcast narrativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Esta pesquisa, situada no âmbito da Análise Dialógica do Discurso (ADD), teve por objetivo analisar como mulheres sobreviventes de violência doméstica enunciam a si mesmas no podcast Atena: elas por elas, lançado em 2021. Os dados consistem em relatos confessionais de mulheres que foram vítimas de violência em relacionamentos afetivos, contidos em sete episódios do podcast selecionado para a análise. Foram mobilizados no referencial teórico conceitos como dialogismo, ideologia e sujeito, na concepção do Círculo de Bakhtin (Bakhtin (2008 [1963]; 2011 [1979]; 2015 [1930-1936]; 2017 [1920-1924]); Medviédev (2012 [1928]); Volóchinov (2019 [1921-1930]; 2021 [1929]). Este estudo também teve como aporte teórico pesquisas do campo da psicologia, (Guimarães; Diniz (2020); Parada; Murta (2020); Ravazzola (1997)) a fim de compreender as relações subjetivas das mulheres que sofreram violência doméstica. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa qualitativa-interpretativista ancorouse no método sociológico de estudo da linguagem proposto por Valentin Volóchinov (2021 [1929]) e no método dialético-dialógico, conforme Luciane de Paula, Glória di Fanti, Luciano Ponzio e Cristiano Paschoal (2022). O estudo assume ainda como perspectiva teóricometodológica a Análise Dialógica do Discurso, (Acosta Pereira, 2016; 2020; Brait, 2006; 2018; 2020; Paula, 2013; Rohling, 2014) cuja abordagem propõe uma postura dialógica por parte do pesquisador diante dos dados. No que diz respeito aos resultados da pesquisa no que tange à violência contra a mulher, este estudo foi organizado em duas partes: a) a seção 4 apresenta a análise da grande temporalidade da pesquisa: a historicidade da violência contra a mulher no contexto brasileiro, em diálogo com discussões acerca de patriarcado e feminismo (Bourdieu (2002); Del Priore, 2020; Hooks (2019; 2022); Saffioti (2001; 2015)); e b) a seção 5 abarca os discursos na pequena temporalidade da pesquisa, a saber, os discursos de mulheres sobreviventes de violência doméstica no podcast Atena: elas por elas. Essas seções analíticas evidenciam que as mulheres uma vez vítimas de violência, agora na posição de sobreviventes, narram a si mesmas em um outro cronotopo, agora subjetivadas por novas relações de alteridade que as permitiram se apropriarem de um novo excedente de visão em relação à violência que sofreram e assim transicionarem do papel de vítimas a sujeitos que lutam pelo combate à violência doméstica. Ademais, os resultados revelaram o horizonte axiológico materializada no podcast, que enquadra os discursos dessas mulheres de modo a concretizar seu projeto discursivo de gerar indignação em relação à violência contra a mulher e de romper com mitos e estereótipos construídos socialmente em torno da mulher em situação de violência.
Abstract: This research, situated in the scope of the Dialogic Discourse Analysis, aimed to analyze how women survivors of domestic violence enunciate themselves in the podcast Atena: elas por elas, launched in 2021. The data consists in confessional reports of women who were victims of violence in affective relationships, contained in seven episodes of the podcast selected for the analysis. Were mobilized in the theoretical reference concepts such as dialogism, ideology and subject in the Bakhtin’s Circle’s conception (Bakhtin (2008 [1963]; 2011 [1979]; 2015 [1930-1936]; 2017 [1920-1924]); Medviédev (2012 [1928]); Volóchinov (2019 [1921-1930]; 2021 [1929]). This study was also theoretically anchored in researches of the field of psychology, (Guimarães; Diniz (2020); Parada; Murta (2020); Ravazzola (1997)), in order to comprehend the subjective relations of women who suffered domestic violence. From the methodological point of view, this qualitative-interpretivist research was based in the sociological method of language study proposed by Valentin Volóchinov (2021 [1929]) and in the dialectic-dialogic method according to Luciane de Paula, Glória di Fanti, Luciano Ponzio e Cristiano Paschoal (2022). The study also assumes as analytical perspective the Dialogic Discourse Analysis, (Acosta Pereira, 2016; 2020; Brait, 2006; 2018; 2020; Paula, 2013; Rohling, 2014), which approach proposes a dialogic posture on the part of the researcher towards the data. Concerning the results of the research in relation to violence against women, this study was organized in two parts: a) the section 4 presents the analysis of the big temporality of the research: an historical overview of violence against women in the Brazilian context, in dialog with discussions around patriarchy and feminism (Bourdieu (2002); Del Priore, 2020; Hooks (2019; 2022); Saffioti (2001; 2015)); and b) the section 5 covers the discourses in the small temporality of the research, namely the discourses of women survivors of domestic violence in the podcast Atena: elas por elas. These analytic sections evidentiate that women once victims of violence, now in the position of survivors, narrate themselves in another chronotope, now subjectivized by new alterity relations which allowed them to appropriate a new surplus of vision concerning the violence of which they were victims and this way transition from the role of victims to subjects who fight for the domestic violence combat. Furthermore, the results revealed the axiological horizon materialized in the podcast, which enframes the discourses of these women só it concretizes its discursive project of arousing indignation in relation to the violence against women and breaking up myths and stereotypes socially constructed around women in situation of violence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33944
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