Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33926
Título: Análise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Textbook analysis: comparing statistics content in mathematics books in the 3rd year of high school
Autor(es): Silva Junior, Tainara Aparecida da
Orientador(es): Figueira, Cleonis Viater
Palavras-chave: Estatística - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ensino de segundo grau
Statistics - Study and teaching
Textbooks
High school teaching
Data do documento: 7-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA JUNIOR, Tainara Aparecida da. Análise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Esta pesquisa se encontra no âmbito da Educação Matemática e tem como objetivo geral analisar como é abordado o conteúdo de Estatística, a partir das definições e exemplos presentes em livros de Matemática do 3° ano do Ensino Médio que foram ou são utilizados em escolas públicas brasileiras, bem como se eles atendem ao seu documento norteador. Será utilizado como referencial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Portanto, a pesquisa revelou que os livros analisados trabalham os conteúdos de Estatística de forma semelhante. Ou seja, conceituação, exemplo de aplicação ou exemplo e a conceituação posteriormente. Ainda, o que não fica evidenciado nas abordagens são as discussões sobre o uso de uma medida em detrimento da outra. Por exemplo, quando a mediana é mais adequada que a média aritmética, ou quando o desvio padrão é mais coerente que a média.
Abstract: This research is within the scope of Mathematics Education and its general objective is to analyze how Statistics content is approached, based on the definitions and examples present in Mathematics books from the 3rd year of high school that were or are used in Brazilian public schools. , as well as whether they meet their guiding document. The National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCNEM) will be used as a reference. Therefore, the research revealed that the books analyzed cover Statistics content in a similar way. In other words, conceptualization, application example or example and the conceptualization later. Still, what is not evident in the approaches are the discussions about the use of one measure to the detriment of the other. For example, when the median is more appropriate than the arithmetic mean, or when the standard deviation is more consistent than the mean.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33926
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiselivrosdidaticosestatistica.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons