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Título: Conhecimentos matemáticos mobilizados por recursos semióticos em atividades de modelagem matemática integradas à educação STEAM
Título(s) alternativo(s): Mathematical knowledge mobilized by semiotic resources in mathematical modelling activities integrated into STEAM education
Autor(es): Pessoa, Tatiane Cristine
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Semiótica
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Semiotics
Fundamental education
Data do documento: 12-Abr-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PESSOA, Tatiane Cristine. Conhecimentos matemáticos mobilizados por recursos semióticos em atividades de modelagem matemática integradas à educação STEAM. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Para a presente pesquisa nos pautamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica que parte de uma situação-problema pautada na realidade e, por meio de procedimentos matemáticos, chega-se a uma solução final e nos Recursos Semióticos que são meios escolhidos para a produção de signos para representar objetos. Considerando as possibilidades de integração da Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com atividades de modelagem, a pesquisa teve como objetivo investigar “De que modo os recursos semióticos utilizados em atividades de modelagem matemática integradas à Educação STEAM mobilizam os conhecimentos matemáticos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental?”. Considerando a questão de pesquisa e as questões norteadoras, planejamos durante o ano de 2023 atividades de modelagem que pudessem ser integradas à Educação STEAM. Com o objetivo de apresentar reflexões para a questão de pesquisa, descrevemos e analisamos três das cinco atividades de modelagem desenvolvidas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular localizada no interior do estado de São Paulo, na qual se utiliza material apostilado para trabalhar as unidades temáticas. As atividades foram selecionadas considerando maior participação dos estudantes, a fim de que subsidiassem a nossa análise qualitativa de cunho interpretativo, subsidiada no processo de triangulação. No processo de triangulação, o fenômeno de investigação corresponde ao conhecimento matemático mobilizado pelos sujeitos (alunos do 7º ano) no desenvolvimento das atividades de modelagem integradas à Educação STEAM, em que os signos produzidos a partir dos recursos semióticos escolhidos são o objeto configurado nesta metodologia de pesquisa. As inferências sobre a mobilização de conhecimentos foram mediadas por uma análise específica e uma análise geral que constituíram o metafenômeno. Na análise específica dos registros escritos, das fotos, das transcrições das gravações em áudios e vídeos das atividades de modelagem “Lançamento de foguetes”, “Rotina diária” e “Construção de uma piscina na escola” –, indicaram ações reveladas nas fases pertencentes ao ciclo de modelagem que os alunos percorreram e dizem respeito às áreas STEAM e aos recursos semióticos escolhidos e aos conhecimentos – matemáticos e de outras áreas – que foram mobilizados. A análise geral revelou que os conhecimentos matemáticos foram mobilizados com auxílio dos recursos semióticos escolhidos para se referir ao fenômeno em estudo, na produção de dados para o desenvolvimento da atividade de modelagem e na representação matemática do fenômeno. A partir dessa pesquisa, elaboramos um produto educacional que tem por objetivo trazer sugestões para professores dos anos finais do Ensino Fundamental, pesquisadores da área, futuros profissionais e formadores de professores interessados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática integradas à Educação STEAM.
Abstract: For this research, we are guided by Mathematical Modelling as a pedagogical alternative that starts from a problem situation based on reality and, through mathematical procedures, arrives at a final solution and on Semiotic Resources, which are means chosen for the production of signs to represent objects. Considering the possibilities of integrating STEAM Education (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) with modelling activities, the research aimed to investigate “How semiotic resources used in mathematical modelling activities integrated into STEAM Education mobilize knowledge mathematicians of students in the 7th year of Elementary School?”. Considering the research question and guiding questions, during 2023 we planned modelling activities that could be integrated into STEAM Education. With the aim of presenting reflections on the research question, we described and analyzed three of the five modelling activities developed by students from a 7th year elementary school class at a private school located in the interior of the state of São Paulo, in which Handbook material is used to work on the thematic units. The activities were selected considering greater student participation, in order to support our qualitative analysis of an interpretative nature, supported by the triangulation process. In the triangulation process, the investigation phenomenon corresponds to the mathematical knowledge mobilized by the subjects (7th year students) in the development of modelling activities integrated into STEAM Education, in which the signs produced from the chosen semiotic resources are the object configured in this methodology of research. The inferences about the mobilization of knowledge were mediated by a specific analysis and a general analysis that constituted the metaphenomenon. In the specific analysis of written records, photos, transcriptions of audio and video recordings of modelling activities – “Rocket launch”, “Daily routine” and “Construction of a swimming pool at school” –, actions revealed in the phases belonging to the school were indicated. to the modelling cycle that the students went through and concerns the STEAM areas and the semiotic resources chosen and the knowledge – mathematical and from other areas – that were mobilized. The general analysis revealed that mathematical knowledge was mobilized with the help of the semiotic resources chosen to refer to the phenomenon under study, in the production of data for the development of the modelling activity and in the mathematical representation of the phenomenon. Based on this research, we developed an educational product that aims to provide suggestions for teachers in the final years of Elementary School, researchers in the field, future professionals and teacher trainers interested in developing mathematical modelling activities integrated into STEAM Education.
Descrição: Acompanha produto educacional “Modelagem matemática e educação STEAM no 7º ano do ensino fundamental"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33891
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