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dc.creatorOliveira, Pamela Ripoli de-
dc.date.accessioned2024-07-05T17:04:53Z-
dc.date.available2024-07-05T17:04:53Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pamela Ripoli de. Análise da utilização do jogo de educação ambiental crítica com estudantes em aulas de ciências. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33887-
dc.descriptionAcompanha produto educacional jogo: “Ecotrilha: Uma Educação Ambiental Crítica"pt_BR
dc.description.abstractThe planet Earth has been facing various environmental problems, mainly those related to pollution, unsustainable water consumption, deforestation, climate change, species extinction, solid waste generation, and air pollution. Considering this situation, it is imperative to provide students with studies, activities, and resources that lead them to reflection and action on environmental issues. Building socio-environmental responsibility requires educators to develop practices and actions focused on Environmental Education from a critical perspective, a topic of extreme necessity and global urgency. Thus, the objective of the research arose: to use an educational game of the pedagogical type in Science classes, based on the principles of Critical Environmental Education, to analyze whether 8th-grade students of elementary school develop a critical awareness regarding environmental problems. For this purpose, the board game – “Ecotrilha: a Critical Environmental Education” was developed with the aim of teaching students about environmental issues from a critical perspective. The research followed a qualitative, descriptive, and explanatory approach, conducted over twenty hours of Science classes in a Brazilian public school. Seventeen students participated in the application of the game and answered an essay questionnaire, with eight of them also participating in a semistructured interview. The collected data were organized through content analysis. The results revealed a significant diversity of emerging subcategories. The analysis of the responses indicated that, after interacting with “Ecotrilha”, there was not only a broader understanding of the topics at hand but also a tendency among students towards more analytical approaches and even the emergence of signs of critical awareness regarding the presented environmental issues. After the game, it was possible to observe relevant behavioral evidence among the students, such as the cessation of the habit of discarding trash on the classroom floor, highlighting the potential of using educational games of a pedagogical nature to promote Critical Environmental Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.titleAnálise da utilização do jogo de educação ambiental crítica com estudantes em aulas de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the use of the critical environmental education game with students in Science classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO planeta Terra tem enfrentado vários problemas ambientais, principalmente os pertinentes a poluição, consumo insustentável de água, desmatamento, mudanças climáticas, extinção das espécies, geração de resíduos sólidos e poluição do ar. Ao pensar nesta situação, entende-se que é imperativo proporcionar aos alunos, estudos, atividades e recursos que os conduzam a uma reflexão e ação quando o assunto envolve o meio ambiente. A construção de uma responsabilidade socioambiental requer do docente um pensar de práticas e ações voltadas a Educação Ambiental na perspectiva crítica, tema de extrema necessidade e urgência global. Por isso, o como promover junto aos alunos um trabalho que os permita desenvolver o pensamento crítico e reflexivo sobre possíveis estratégias de enfrentamento dos desafios socioambientais, fomentando e colaborando com uma participação ativa na sociedade, foi que surgiu o objetivo da pesquisa, utilizar em aulas de Ciências um jogo educativo do tipo pedagógico, fundamentado em pressupostos da Educação Ambiental Crítica, para analisar se estudantes do 8º ano do ensino fundamental apresentam uma consciência crítica em relação as problemáticas ambientais. Para isso, o jogo de tabuleiro – “Ecotrilha: uma Educação Ambiental Crítica” foi desenvolvida com o propósito de ensinar os alunos sobre as problemáticas ambientais sob uma ótica crítica. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, conduzida durante vinte horas-aula de Ciências em uma escola pública brasileira. Dezessete alunos participaram da aplicação do jogo e responderam a um questionário dissertativo, sendo que oito deles participaram, ainda, de uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram organizados por meio de análise de conteúdo. Os resultados revelaram uma diversidade significativa de subcategorias emergentes. A análise das respostas indicou que, após a interação com o “Ecotrilha”, não apenas houve um entendimento mais amplo dos temas em pauta, mas também uma tendência dos estudantes para abordagens mais analíticas e até mesmo o surgimento de indícios de uma consciência crítica emergente em relação às questões ambientais apresentadas. Após o jogo, foi possível observar evidências comportamentais relevantes entre os alunos, como o cessamento do hábito de descartar lixo no chão da sala, ressaltando o potencial do uso de jogos educativos de cunho pedagógico para promover a Educação Ambiental Crítica.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-1702-8645pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1248839785671762pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Marcia Camilo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814487039461438pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Marcia Camilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814487039461438pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Angelica Cristina Rivelini da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee3Obara, Ana Tiyomi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449107895490527pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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