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Título: Educação ambiental nos currículos e na prática pedagógica da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit): análise dos cursos técnicos no Vale do Mamanguape (Pb)
Título(s) alternativo(s): Environmental education in syllabi and pedagogical practice of the Integral Technical Citizen School (Ecit): analysis of the middle school technical education in Vale do Mamanguape (Pb)
Autor(es): Cesar, Ary Gustavo da Silva
Orientador(es): Pontarolo, Edilson
Palavras-chave: Educação ambiental
Qualificações profissionais
Ensino profissional
Ensino técnico
Ensino de segundo grau
Environmental education
Vocational qualifications
Professional education
Technical education
High school teaching
Data do documento: 27-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CESAR, Ary Gustavo da Silva. Educação ambiental nos currículos e na prática pedagógica da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT): análise dos cursos técnicos no Vale do Mamanguape (Pb). 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) prevê abordagem multidisciplinar, continuada e integrada às diferenças regionais e voltada aos interesses nacionais. O meio ambiente é um tema transversal segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, contudo, persistem na literatura os relatos de práticas pedagógicas pontuais e isoladas. Desde 2018, o estado da Paraíba passou a ofertar o ensino médio por meio de um modelo denominado Escola Cidadã Integral e Escola Cidadã Integral Técnica (ECI/ECIT), que preconiza educação respaldada em valores humanos e com princípios voltados para a cidadania, convergentes com a política de igualdade, de ética e de identidade, com respeito às diferenças. A pesquisa realizada nesta dissertação teve como objetivo analisar a temática ambiental nos currículos e na prática pedagógica dos Cursos Técnicos das ECIT localizadas no Vale do Mamanguape (litoral norte da Paraíba), um território indígena, rico em diversidade socioambiental. Realizamos uma investigação qualitativa de caráter exploratório, empregando pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados por meio de questionário aplicado a professoras e professores de duas ECIT, delimitando a análise a um curso técnico de cada escola, um em Agronegócio, outro em Agroecologia. Observamos que no Programa de Educação Integral da Paraíba, a Educação Ambiental não se encontra inserida. Nos demais documentos analisados, não há diretrizes para sua efetivação e nenhuma orientação para inserção da temática no currículo das ECIT. A aplicação de questionários revelou que os professores demonstram compreensão do conceito de meio ambiente de maneira satisfatória, e reconhecem a sua relação com a educação, de forma dialógica e interdependente, porém eles a percebem de forma reducionista. Em meio a isso, a concepção preponderante de Educação Ambiental no meio destes é de uma Educação Ambiental Naturalista a qual o meio ambiente é evidenciado como algo natural, intocável, sob enfoque cognitivo, resumido à mera transmissão de conhecimentos sobre a natureza. Apesar disso, em face das temáticas ambientais propostas aos professores, destacamos que as mesmas podem ser trabalhadas em várias outras disciplinas do currículo das escolas, bem como em outras especificidades do modelo ECIT, como salas temáticas, clubes de protagonismo, disciplinas empreendedoras, disciplinas eletivas, acolhimento diário, práticas experimentais, trabalho de conclusão de curso e projeto de vida, efetivando assim um processo contínuo e permanente de educação ambiental. Os dados coletados e analisados na referida pesquisa, apresentaram uma situação que, embora considere os grandes avanços na inserção da temática ambiental nas escolas, mesmo que estas percebam a dimensão ambiental inserida na educação, colocando-a de forma transversal e interdisciplinarmente, de fato, a educação ambiental vem sendo implementada no âmbito das discussões curriculares, mesmo que não receba o tratamento esperado de uma educação ambiental crítica, política e emancipatória.
Abstract: The National Environmental Education Policy (PNEA) provides for a multidisciplinary, continuous, and integrated approach to regional differences and national interests. According to the National Common Curricular Base for secondary education, the environment is a transversal theme. However, reports of specific and isolated pedagogical practices persist in the literature. Since 2018, the state of Paraiba has started to offer middle school technical education through a model called Escola Cidadã Integral and Escola Cidadã Integral Técnica (ECI/ECIT), which advocates education supported by human values and with principles focused on citizenship, converging with the politics of equality, ethics, and identity, with respect for differences. The research carried out in this dissertation aimed to analyze the environmental theme in the syllabi and pedagogical practice of the ECIT, middle school technical education, at Vale do Mamanguape (north coast of Paraiba), an Indigenous territory rich in socio-environmental diversity. We carried out a qualitative investigation of an exploratory nature, using bibliographical research, document analysis, and data collection through a questionnaire applied to teachers from two ECITs, delimiting the study to a technical course in each school, one in Agribusiness, the other in Agroecology. Environmental Education is not included in the Paraíba Comprehensive Education Program. In the other documents analyzed, there are no guidelines for its implementation and no guidance for including the subject in the ECIT curriculum. The questionnaires revealed that the teachers have a satisfactory understanding of the concept of the environment and recognize its relationship with education in a dialogical and interdependent way. Still, they perceive it in a reductionist way. Amid this, among them, the prevailing conception of environmental education is a naturalistic environment in which the environment is seen as something natural and untouchable, with a cognitive focus, summarized as the mere transmission of knowledge about nature. Despite this, given the environmental themes proposed to teachers, we would point out that they can be worked on in various other subjects in the school curriculum, as well as in other specific features of the ECIT model, such as themed classrooms, protagonism clubs, entrepreneurial subjects, elective subjects, daily reception, experimental practices, course completion work and life projects, thus creating a continuous and permanent process of environmental education. The data collected and analyzed in the study above showed a situation that, while considering the significant advances in the inclusion of environmental issues in schools, even if they perceive the environmental dimension as part of education, placing it in a transversal and interdisciplinary way environmental education has been implemented within the scope of curricular discussions, even if it does not receive the treatment expected from a critical, political and emancipatory environmental education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33865
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