Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasicki, Marcelo Elisio-
dc.date.accessioned2024-07-04T12:31:52Z-
dc.date.available2024-07-04T12:31:52Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationVASICKI, Marcelo Elisio. Educação em saúde no ensino de ciências: vídeoaulas bilíngues libras-português sobre infecções sexualmente transmissíveis. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33864-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Série de Vídeos Educativos Bilíngues Libras-Português: educação sexual bilíngue para surdospt_BR
dc.description.abstractThe general aim of the research is to express the expected contributions of bilingual Libras-Portuguese video lessons as an inclusive didactic resource for Health Education in Science teaching. As a methodological procedure, the following stages were defined: (i) bibliographic survey; (ii) documentary research, with analysis of curricular documents that guide the teaching of Sciences in Basic Education; (iii) preparation of the final product, with the production of bilingual Libras-Portuguese educational videos, on Sex Education, for Health Education of deaf and hearing students. Due to complications in the process, only the first video in the Bilingual Sex Education for the Deaf series was produced, featuring signs referring to the human body and others that make up a general vocabulary related to sexuality and gender diversity. In summary, this research shows that videos in Libras play a fundamental role in promoting sexual health in the deaf community, offering accessible, understandable and culturally relevant information about STIs. With a continued focus on interdisciplinary collaboration, content quality and dissemination strategies, these resources can become a powerful tool for reducing the incidence of STIs and improving the overall health of the deaf community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEducação sexual para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.subjectEducation, Bilingualpt_BR
dc.subjectSex instruction for people with disabilitiespt_BR
dc.subjectSexually transmitted diseasespt_BR
dc.titleEducação em saúde no ensino de ciências: videoaulas bilíngues libras-português sobre infecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.title.alternativeHealth education in science teaching: bilingual libras-portuguese video lessons on sexually transmitted infectionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo geral expressar as contribuições esperadas de vídeoaulas bilíngues Libras-português como recurso didático inclusivo para Educação em Saúde no ensino de Ciências. Como procedimento metodológico, foram definidas as etapas: (i) levantamento bibliográfico; (ii) pesquisa documental, com análise de documentos curriculares que orientam o ensino de Ciências na Educação Básica; (iii) elaboração do produto final, com a produção de vídeos educativos bilíngues Libras-português, sobre Educação Sexual, para Educação em Saúde de alunos surdos e ouvintes. Devido a intercorrências no processo, foi elaborado somente o primeiro vídeo da série Educação Sexual Bilíngue para Surdos, com a apresentação de sinais referentes ao corpo humano e outros que compõem um vocabulário geral, relacionados à sexualidade e a diversidade de gêneros. Em síntese, esta pesquisa evidencia que os vídeos em Libras desempenham um papel fundamental na promoção da saúde sexual na comunidade surda, oferecendo informações acessíveis, compreensíveis e culturalmente relevantes sobre as IST. Com um foco contínuo na colaboração interdisciplinar, qualidade do conteúdo e estratégias de divulgação, esses recursos podem se tornar uma ferramenta poderosa para reduzir a incidência de IST e melhorar a saúde geral da comunidade surda.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0925-8134pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496683490212462pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1229-9009pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596pt_BR
dc.contributor.referee3Taveira, Cristiane Correia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9626-4921pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8341110985719702pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
videoaulasbilinguessaude.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
videoaulasbilinguessaude_produto.pdf278,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons