Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33863
Título: Leitura de imagens fílmicas: alternativa para a inserção da educação CTS na formação inicial de professores de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Filmic reading images: an alternative for introducing STS approach in science and biology initial teacher education
Autor(es): Grossklaus, Simone Terezinha
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Cinema na educação
Crítica cinematográfica
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores - Formação
Didática
Motion pictures in education
Film criticism
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Teachers, Training of
Didatics
Data do documento: 15-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GROSSKLAUS, Simone Terezinha. Leitura de imagens fílmicas: alternativa para a inserção da educação CTS na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Reconhece-se que a formação inicial de professores seja primordial para orientar a construção de um ensino mais crítico e para que mudanças sejam implementadas no cenário da educação. Para tanto, se faz necessário a implementação de processos educativos mais problematizadores, reflexivos, dialógicos, interdisciplinares, contextualizados e democráticos, com vistas a contribuir para a formação cidadã, tal como proposto pela educação CTS. Consonantemente, considera-se que recursos fílmicos possam ser aliados a esses processos. Neste viés, a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições da utilização das imagens fílmicas da série Anne With an E para a inserção da educação CTS em uma turma de Licenciatura em Ciências Biológicas. Constitui-se como pesquisa qualitativa, de campo, aplicada, explicativa e no que concerne à pergunta que a norteia, caracterizou-se como pesquisa documental e de intervenção. Participaram da pesquisa acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória, Paraná. Os dados foram analisados por meio da matriz de análise das inter-relações CTS em produtos fílmicos e da análise de conteúdo. A pesquisa foi organizada em cinco etapas: pesquisa documental; análise das imagens fílmicas; elaboração de uma Sequência Didática (SD); aplicação da SD; e descrição e análise dos resultados. Os resultados da pesquisa documental indicaram que a série analisada abrange diversos temas que suscitam Questões Sociocientíficas e Tecnológicas (QSCT), as quais podem ser empregadas para a educação CTS, possibilitando discussões em torno de situações que envolvem problemáticas sociais atuais relacionadas à ciência e à tecnologia. Ademais, verificou-se que houve a prevalência da perspectiva ampliada nas cenas. Contudo, verificaram-se que alguns indicadores da perspectiva reducionista também se fizeram presentes, podendo contribuir para a perpetuação dos mitos atribuídos a ciência e a tecnologia. Considera-se que a utilização de seus episódios como recurso didático contribui para a alfabetização científica e tecnológica (ACT) dos estudantes. No entanto, reconhece-se a necessidade de uma análise crítica prévia por parte do docente quanto as concepções CTS presentes, podendo inclusive ampliar tais discussões posteriormente junto aos discentes. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa de intervenção, verificou-se que a série subsidiou a prática pedagógica de forma dinâmica, despertou o interesse, possibilitou o debate sobre as inter-relações CTS e acerca da transposição didática no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando a formação para a convivência crítica, democrática e respeitosa. Ainda, a SD constituiu-se como produto científico e tecnológico desta pesquisa, elaborada em formato de e-book, que poderá ser empregado como suporte didático, para a inserção da educação CTS, utilizando como estratégia didática o recurso série televisiva no ensino. Finalmente, reconhecendo-se as limitações e potencialidades para futuras pesquisas, aponta-se para a necessidade de discutir mais amplamente sobre a educação CTS nos cursos de formação inicial de professores.
Abstract: Initial teacher Education is recognized as essential to the guide construction of more critical teaching and for changes to be implemented in education scenario. Thereunto, implementing educational processes with a more problematizing, reflective, dialogical, interdisciplinary, contextualized, and democratic approach, to contribute for citizenship education, as proposed by CTS education is necessary. In line with this perspective, film resources may be considered as allies in these processes. Therefore, this research had as aim at analyzing contributions by the use of filmic images from the series Anne With an E to introduce STS in a group of Biological Sciences faculty. It is constituted as an applied, qualitative field, explanatory research, and regarding the guiding question, it is characterized as documentary and interventional research. Students of the Biological Sciences Faculty of the State University of Paraná, Campus União da Vitória, Paraná, participated in the research. Data were analyzed through analysis matrix of CTS interrelationships in film products and Content Analysis. Research was organized into five stages: documentary research; filmic image analysis; Didactic Sequence (DS) elaboration; DS application; and description and analysis of results. Results of documentary research indicated that the series analyzed covers several themes that raise SocioScientific Technological issues, which may be used for STS perspective education, enabling discussions on situations which involve current social issues related to science and technology. Furthermore, a prevalence of the expanded perspective in the analyzed scenes was found. However, some indicators of the reductionist perspective were also present, which could contribute to the perpetuation of myths attributed to science and technology. It is considered that the use of its episodes as didactic resource contributed to the students’ scientific and technological literacy (STL). However, the need for a prior critical analysis by the professor regarding the present STS conceptions is recognized and may even expand such discussions later with the students. From the results obtained through the intervention research, it was verified that the series subsidized a pedagogical practice in a dynamic way, aroused interest, enabled debate on STS interrelations and on didactic transposition in teaching-learning process, providing opportunities for an education for critical, democratic, and respectful coexistence. Still, DS was constituted as a scientific and technological product of this research, elaborated as an ebook that might be used as support for didactic purposes, to insert STS education using as didactic strategy the television series resource in teaching. Finally, recognizing limitations and potentialities for future research, the need for discuss more broadly about CTS education in initial teacher training courses is pointed.
Descrição: Acompanha produção técnica: Entre a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e os conceitos da Transposição Didática (TD): o que podemos aprender com Anne With an E?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33863
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituraimagensfilmicascts.pdf5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
leituraimagensfilmicascts_produto.pdf7,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons