Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColodel, Debora Laranjeira-
dc.date.accessioned2024-07-03T13:36:48Z-
dc.date.available2024-07-03T13:36:48Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationCOLODEL, Debora Laranjeira. Matemática financeira no contexto da educação matemática crítica: uma proposta para o ensino médio da rede pública de ensino. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33836-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Matemática financeira no âmbito da educação matemática crítica: uma sugestão para o ensino médiopt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the contributions that the teaching of Financial Mathematics, from the perspective of Critical Mathematics Education through the application of investigative activities, could bring to the formation of critical and financially well-educated students in the 3rd year of High School. The research in question had qualitative and interpretative characteristics with quantitative aspects, since it analyzes were based on the interpretations of situations that occurred in the teaching and learning process. From this perspective, a sequence of investigative activities was developed and applied based on the topic of Financial Mathematics, from the perspective of Critical Mathematics Education, involving students from the 3rd year of high school at a state public school in the city of Ponta Grossa - PR. The data used in this work were found through different instruments, including: a questionnaire administered to students, activity reports, as well as observation by the researcher. The results indicated that the students were engaged and enthusiastic about participating in a different methodology, which places them as protagonists in the teaching and learning process, as was the research proposal. This leads us to realize that the concepts of Financial Mathematics, when working with the proposal of Critical Mathematics Education and investigative activities, contribute to students learning autonomously and participatively, through real situations that encourage them to think beyond formulas. and calculations, to have initiative, to debate, to have critical sense and to become responsible for the construction of knowledge. This shows that the research developed was relevant to the teaching and learning process of Financial Mathematics content, since, despite the students having considerable difficulties with basic operations and work concepts, as they were involved, these difficulties were overcome with more ease and lightness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.titleMatemática financeira no contexto da educação matemática crítica: uma proposta para o ensino médio da rede pública de ensinopt_BR
dc.title.alternativeFinancial mathematics in the context of critical mathematics education: a proposal for high school education in the public education networkpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições que o ensino de Matemática Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica por meio da aplicação de atividades investigativas, poderia trazer para a formação de alunos críticos e bem-educados financeiramente na 3ª série do Ensino Médio. A pesquisa em questão teve características qualitativa e interpretativa com aspectos quantitativos, uma vez que suas análises foram baseadas nas interpretações das situações que ocorreram no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades investigativas a partir do tema Matemática Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, envolvendo alunos da 3ª série do Ensino Médio de um colégio público estadual do município de Ponta Grossa - PR. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de diferentes instrumentos, entre eles: um questionário aplicado para os alunos, relatos de atividade, bem como observação da pesquisadora. Os resultados indicaram que os alunos se mostraram engajados e entusiasmados a participar de uma metodologia diferenciada, que os coloca como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, conforme era a proposta da pesquisa. Isso nos leva a perceber que os conceitos de Matemática Financeira, quando trabalhados com a proposta da Educação Matemática Crítica e das atividades investigativas, contribui para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, através de situações reais que os estimulam a pensar além das fórmulas e cálculos, a terem iniciativa, a debaterem, a terem senso crítico e se tornarem responsáveis pela construção do conhecimento. Isso mostra que a pesquisa desenvolvida foi relevante para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira trabalhados, visto que, apesar dos alunos apresentarem bastante dificuldades com as operações básicas e com os conceitos trabalhados, por estarem envolvidos, essas dificuldades foram superadas com mais facilidade e leveza.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-0965-2557pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6846231108844265pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Teixeira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7595-8940pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5135226249313330pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matematicafinanceiraeducacao.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
matematicafinanceiraeducacao_produto.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons