Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33822
Título: The usability of immersive technology: a teaching proposal for the technical and technological training of the Fire Department of Paraná State, Brazil
Título(s) alternativo(s): A usabilidade da tecnologia imersiva: uma proposta de ensino para a capacitação técnica e tecnológica do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, Brasil
Autor(es): Bail, Rosângela de França
Orientador(es): Michaloski, Ariel Orlei
Palavras-chave: Desastres
Realidade virtual
Realidade aumentada
Corpo de bombeiros
Formação profissional
Disasters
Virtual reality
Augmented reality
Fire departments
Occupational training
Data do documento: 22-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BAIL, Rosângela de França. The usability of immersive technology: a teaching proposal for the technical and technological training of the Fire Department of Paraná State, Brazil. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A usabilidade das Tecnologias Imersivas, representadas nesse trabalho pela Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM), tornou-se essencial em diversas atividades, ganhando maior destaque após a pandemia do SARS-CoV-2. Desde então, o uso dessas tecnologias para treinamentos para a formação aumentou consideravelmente e tornou-se fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Em cenários específicos, como a gestão de desastres, por exemplo, essas tecnologias permitem a simulação, estudo e aplicação antecipada de eventos de risco e emergências, aprimorando a qualidade de salvaguardar vidas em situações reais. Este estudo investigou a usabilidade da ferramenta de Realidade Virtual (RV) FLAIM Trainer como uma Tecnologia Imersiva para o treinamento complementar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando software e metodologias para organizar, classificar e filtrar material bibliográfico, seguida pela coleta, análise e pesquisa-ação de dados. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a Tecnologia Imersiva é essencial para um treinamento contínuo, eficiente e eficaz de bombeiros, permitindo a simulação de ambientes e ocorrências práticas, proporcionando experiências realistas, como incêndios e situações de risco, auxiliando no treinamento para futuras ações, melhorando a preparação para enfrentar situações de risco de forma mais eficaz, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma proposta de abordagem de ensino para o treinamento técnico tecnológico do Corpo de Bombeiros Militar. Esta pesquisa pode ser relevante para as seguintes áreas: engenharia de produção, educação, inteligência artificial, simulações e treinamento, e psicologia cognitiva.
Abstract: The usability of Immersive Technologies, represented in this work by Virtual Reality (VR), Augmented Reality (AR) and Mixed Reality (MR), has become essential in several activities, gaining greater prominence after the SARS-CoV-2 pandemic. Since then, the use of these technologies for training has increased considerably and has become fundamental in the teaching-learning process. In specific scenarios, such as disaster management, for example, these technologies allow the simulation, study and early application of risk events and emergencies, enhancing the quality of saving lives in real situations. This study investigated the usability of the FLAIM Trainer Virtual Reality (VR) tool as an Immersive Technology for additional training of the Military Fire Department of the State of Paraná. Initially, a systematic review of the literature was carried out, using software and methodologies for organizing, classifying, and filtering bibliographic material, followed by data collection, analysis, and action research. The results of this research demonstrated that Immersive Technology is essential for a continuous, efficient and effective training of firefighters, allowing the simulation of environments and practical occurrences, providing realistic experiences, such as fires and risk situations, assisting in training for future actions, enhancing preparation for face risk situations more effectively, thus, contributing to develop a proposal for a teaching approach for technological technical training of the Military Fire Department. This research may be relevant to the following areas: production engineering, education, artificial intelligence, simulations and training, and cognitive psychology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33822
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usabilityimmersivetechnologyteaching.pdf4,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons