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Título: Análise sobre a formação para o trabalho na pedagogia da alternância na casa familiar rural de Manfrinópolis - PR: possibilidades e limites
Autor(es): Palaro, Ricardo
Orientador(es): Bernartt, Maria de Lourdes
Palavras-chave: Educação rural
Educação - Estudo e ensino
Ensino agrícola
Ecologia agrícola - Estudo e ensino
Education, Rural
Education - Study and teaching
Agricultural education
Agricultural ecology - Study and teaching
Data do documento: 28-Set-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PALARO, Ricardo. Análise sobre a formação para o trabalho na pedagogia da alternância na casa familiar rural de Manfrinópolis - PR: possibilidades e limites. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: A presente dissertação aborda aspectos relativos à formação de jovens que estudam em regime de alternância na Casa Familiar de Manfrinópolis no sudoeste do Paraná. O foco da pesquisa concentrou-se em analisar a relação entre trabalho e capital presente na referida CFR sob o prisma do método materialista histórico dialético. A formação para o trabalho desenvolvida na CFR está atrelada intimamente à Secretaria de Educação do Paraná que sede a estrutura curricular, professores e apoio financeiro para a manutenção da proposta da Pedagogia da Alternância no Paraná. Isto faz com que haja uma impossibilidade de transformação social e permite a perpetuação do modo de produção capitalista dominante. A ênfase de ensino na CFR de Manfrinópolis está pautada na qualificação em agroecologia, porém, o que constatamos é que esta formação anda na contramão da base econômica do município, que por sua vez é voltada às atividades do agronegócio. Por fim, demonstramos as contradições constatadas na CFR bem como as possibilidades e limites.
Abstract: This dissertation discusses aspects related to the formation of young people studying on an alternate basis at Casa Familiar Manfrinópolis in southwestern Paraná. The focus of the research has focused on analyzing the relationship between labor and capital in this CFR referred through the prism of historical materialist dialectical method. Training for work in developed CFR is closely linked to the Department of Education headquarters of Paraná that the curriculum, teachers and financial support for the maintenance of the proposed Pedagogy of Alternation in Paraná. This means there is an impossibility of social change and allows the perpetuation of the dominant capitalist mode of production. The emphasis on the teaching of Manfrinópolis CFR is based in the qualification in agroecology, however, what we find is that this training goes against the economic base of the city, which in turn is geared to agribusiness activities. Finally, we demonstrate the contradictions found in the CFR and the possibilities and limits.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/338
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