Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33740
Título: Atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school
Autor(es): Bergonsi, Rubya Morgana de Miranda
Orientador(es): Tondo, Daniel Walker
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Farmacologia
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Pharmacology
Data do documento: 4-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BERGONSI, Rubya Morgana de Miranda. Atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O estudo foi realizado em forma de estudo de caso, ao qual trabalhou-se quanto ao uso da abordagem por experimentação, com a finalidade de ponderar a eficácia de uma aula prática de recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático nos conteúdos de rendimento e pureza. Tendo como título atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a experimentação como recurso didático nos assuntos de rendimento e pureza. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de 3 aulas, sendo duas teóricas e uma experimental, onde realizou-se a recristalização do fármaco e dados foram gerados através de um questionário contextual e a execução de um relatório sobre a aula prática. De uma maneira geral, pôde-se perceber que a experimentação ajudou os alunos a obterem uma maior compreensão em relação ao conteúdo.
Abstract: The study was carried out in the form of a case study, which involved the use of an experimental approach, with the purpose of considering the effectiveness of a practical class on recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in terms of yield and purity. Having as its title experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school. The objective of this research is to evaluate experimentation as a teaching resource in the subjects already mentioned. The methodology used was the application of 3 classes, two theoretical and one experimental where recrystallization was carried out and to obtain the data, a contextual questionnaire and a report on the practical class were applied. In general, it can be seen that experimentation helped students gain a greater understanding of the content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33740
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadeexperimentalrecristalizacaofarmaco.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons