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Título: Desenvolvimento de um plano de marketing para uma agência de viagens da cidade de Londrina (PR)
Título(s) alternativo(s): Development of a marketing plan for a travel agency in the city of Londrina (PR)
Autor(es): Barros, Luiz Felipe Perez de Souza
Tirolla, Mateus Garcia
Orientador(es): Galão, Fabiano Palhares
Palavras-chave: Marketing
Branding (Marketing)
Agências de viagem
Londrina (PR)
Marketing
Branding (Marketing)
Travel agencies
Data do documento: 24-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BARROS, Luiz Felipe Perez de Souza; TIROLLA, Mateus Garcia. Desenvolvimento de um plano de marketing para uma agência de viagens da cidade de Londrina (PR). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O marketing é o setor responsável pelo elo entre a empresa e seu público alvo. Quando suas ferramentas são utilizadas corretamente, a empresa atrai pessoas interessadas em consumir seu produto ou serviço. O foco deste estudo foi direcionado à uma agência de viagens situada na cidade de Londrina (PR), onde o propósito central foi a elaboração de um plano de marketing. Utilizando uma abordagem abalizada por dados quantitativos e qualitativos, a pesquisa visa compreender minuciosamente o objeto de estudo e seus processos operacionais. Nesse estudo de caso, a análise empreendida abrange a identificação do público-alvo, uma meticulosa avaliação dos ambientes interno e externo, culminando na formulação de uma análise SWOT. Essa análise SWOT, por sua vez, fundamenta a definição precisa de objetivos estratégicos e táticas para potencializar o desempenho e alcance da agência, consolidando o estudo com a elaboração de um cronograma detalhado de atividades a serem implementadas ao longo do tempo. Em síntese, o presente trabalho não apenas se propõe a compreender a dinâmica da agência de viagens, mas também visa oferecer direcionamentos estratégicos concretos para otimizar sua presença e impacto no mercado.
Abstract: Marketing is the sector responsible for the link between the company and its target audience. When its tools are used correctly, the company attracts people interested in consuming its product or service. The focus of this study was directed to a travel agency located in the city of Londrina (PR), where the central objective was the development of a marketing plan. Using an approach based on quantitative and qualitative data, the research aims to thoroughly understand the object of study and its operational processes. In this case study, the analysis undertaken covers the identification of the target audience, a meticulous assessment of the internal and external environments, culminating in the formulation of a SWOT analysis. This SWOT analysis, in turn, supports the precise definition of strategic and tactical objectives to enhance the agency's performance and reach, consolidating the study with the elaboration of a detailed schedule of activities to be innovative over time. In summary, this work not only aims to understand the dynamics of the travel agency, but also aims to offer concrete strategic directions to improve its presence and impact in the market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33723
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