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Título: Estágio job rotation na gestão estratégica de pessoas: estudo de caso em uma empresa do setor de transportes de Londrina - PR
Título(s) alternativo(s): Job rotation internship in strategic management of people: case study of a transportation company in Londrina - PR
Autor(es): Prato, Giovanna
Orientador(es): Quintilhano, Silvana Rodrigues
Palavras-chave: Job rotation
Competências essenciais
Programas de estágio
Capacidade
Job rotation
Core competencies
Internship programs
Ability
Data do documento: 21-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PRATO, Giovanna. Estágio job rotation na gestão estratégica de pessoas: estudo de caso em uma empresa do setor de transportes de Londrina - PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O ambiente corporativo tem evoluído constantemente, tornando-se cada vez mais competitivo e dinâmico, criando um cenário desafiador para as organizações que, por sua vez, precisam desenvolver estratégias para aprimorar suas habilidades competitivas, mantendo seus colaboradores engajados, assegurando a continuidade sustentável de suas operações e despertando o interesse em novos profissionais. Para os egressos de Curso Superior, os programas de estágio são de suma importância e determinantes para o desenvolvimento profissional no início de suas carreiras. Nesse sentido, uma das estratégias que vem sendo amplamente estudada e adotada pelas organizações é a metodologia Job Rotation que, por sua vez, se trata de uma técnica que visa otimizar o crescimento e o aprendizado dos colaboradores através da movimentação por diferentes funções dentro da organização, com o objetivo de aprimorar suas habilidades, conhecimentos e capacidades. Essa abordagem é capaz de ampliar a compreensão das atividades da empresa, criando profissionais multifuncionais, além de enriquecer as experiências individuais e contribuir para a geração de novas ideias. Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar como as metodologias do programa de estágio no modelo Job Rotation são capazes de desenvolver habilidades e competências, a fim de formar profissionais mais aptos para atuarem no mercado de trabalho. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, através da análise subjetiva dos dados coletados, juntamente com a pesquisa descritiva, uma vez que a interpretação não teve interferência da pesquisadora. Dos resultados obtidos, constatou-se que a metodologia Job Rotation é eficiente quando se trata do desenvolvimento de habilidades e competências, somando-se 40% em habilidades de comunicação, trabalho em equipes, trabalho dinâmico e resolução de problemas, e, somando-se 61% de competências para aplicação matemática e estatística na tomada de decisões, projeção de melhorias para sistemas, produtos e processos, gerenciamento de recursos e otimização de fluxo de informações. Quanto à percepção dos gestores, 78% consideraram a metodologia eficiente para o desenvolvimento do estagiário. Contudo, 56% pontuaram o método tradicional mais coerente para o aperfeiçoamento de tarefas específicas.
Abstract: The corporate environment has constantly evolved, becoming increasingly competitive and dynamic, creating a challenging scenario for organizations which, in turn, need to develop strategies for improving their competitive skills, keeping their employees engaged, ensuring the sustainable continuity of their operations and arousing interest in new professionals. For university graduates, internship programs are of the utmost importance and a determining factor in their professional development at the start of their careers. In this sense, one of the strategies that has been widely studied and adopted by organizations is the Job Rotation methodology which is a technique that aims to optimize the growth and learning of employees by moving them through different functions within the organization, with the aim of improving their skills, knowledge and capabilities. This approach can broaden the understanding of the company's activities, creating multifunctional professionals, as well as enriching individual experiences and contributing to the generation of new ideas. In view of this, the general objective of this study was to analyze how the methodologies of the internship program in the Job Rotation model can develop skills and competencies in order to train professionals who are better able to work in the job market. To this end, the qualitative method was used, through subjective analysis of the data collected, together with descriptive research, since the interpretation was not influenced by the researcher. The results obtained show that the Job Rotation methodology is efficient when it comes to developing skills and competences, with 40% of the total for communication skills, teamwork, dynamic work and problem-solving, and 61% for mathematical and statistical applications in decision-making, projecting improvements to systems, products and processes, managing resources and optimizing the information flow. As for the perception of managers, 78% considered the methodology to be efficient for developing interns. However, 56% considered the traditional method to be more coherent for improving specific tasks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33632
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