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Título: Gestão da qualidade de vida no trabalho para melhoria do desempenho laboral: implementação numa empresa do ramo de produtos de higiene pessoal da cidade de Rolândia - PR
Título(s) alternativo(s): Quality of work life management to improve work performance: implementation in a company in the personal hygiene products branch in the city of Rolândia - PR
Autor(es): Souza, Gabriela Gagliardi de
Orientador(es): Travessini, Rosana
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Produtividade do trabalho
Satisfação no trabalho
Quality of work life
Labor productivity
Job satisfaction
Data do documento: 20-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SOUZA, Gabriela Gagliardi de. Gestão da qualidade de vida no trabalho para melhoria do desempenho laboral: implementação numa empresa do ramo de produtos de higiene pessoal da cidade de Rolândia - PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O presente trabalho visa avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT) numa indústria de produtos de higiene pessoal na cidade de Rolândia, Paraná. O objetivo principal é avaliar o grau de satisfação dos colaboradores buscando maior produtividade, tendo como objetivos específicos o desenvolvimento de referencial teórico sobre teoria das relações humanas e gestão de pessoas, aplicação de pesquisa exploratória de satisfação, identificação de possíveis causas de insatisfação e sugestão de melhorias e um plano de ação para a empresa em questão. Justifica-se a confecção do trabalho uma vez que a Gestão de Pessoas com aplicação de QVT tende a promover melhorias na satisfação dos colaboradores influenciando diretamente na produtividade e desempenho organizacional. A metodologia baseou-se de um amplo referencial teórico e uma pesquisa quali-quantitativa com método Survey, através de um questionário, baseado no modelo QVT de Walton, que elenca atributos divididos em sete categorias: compensação justa adequada, condições de trabalho, uso das capacidades; oportunidades; integração social, constitucionalismo e trabalho e vida para dez funcionários da organização. Os resultados obtidos informaram que os maiores graus de satisfação foram nas condições de trabalho, integração social, uso das capacidades e constitucionalismo. Em contrapartida os maiores graus de insatisfação foram em compensação justa e adequada, oportunidades e trabalho e vida. Foram sugeridos planos de ação envolvendo estudos de cargos e salários, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, benefícios e infraestrutura e descanso, bem como incentivos as práticas físicas, ergonomia e ginástica laboral. Conclui-se que a atenção à gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho é fundamental para alcançar ganhos mútuos tanto para a organização quanto para seus funcionários.
Abstract: The present study aims to evaluate the quality of life at work (QWL) in a personal hygiene products industry in the city of Rolândia, Paraná, Brazil. The main objective is to evaluate the degree of satisfaction of employees seeking greater productivity, with specific objectives being the development of a theoretical framework on the theory of human relations and people management, application of exploratory satisfaction research, identification of possible causes of dissatisfaction and suggestion of improvements and an action plan for the company in question. The preparation of the work is justified since People Management with the application of QWL tends to promote improvements in employee satisfaction, directly influencing productivity and organizational performance. The methodology was based on a broad theoretical framework and qualitative-quantitative research with the Survey method, through a questionnaire, based on Walton's QWL model, which lists attributes divided into seven categories: adequate fair compensation, working conditions, use of capabilities; opportunities; social integration, constitutionalism and work and life for ten employees of the organization. The results obtained reported that the highest degrees of satisfaction were in working conditions, social integration, use of capabilities and constitutionalism. On the other hand, the greatest degrees of dissatisfaction were in fair and adequate compensation, opportunities and work and life. Action plans were suggested involving job and salary studies, performance evaluation, employee training and development, benefits and infrastructure and rest, as well as incentives for physical practices, ergonomics and workplace gymnastics. It is concluded that attention to people management and quality of life at work is fundamental to achieving mutual gains for both the organization and its employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33630
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