Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDigner, Bruna-
dc.date.accessioned2024-03-05T18:01:54Z-
dc.date.available2024-03-05T18:01:54Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationDIGNER, Bruna. Vivências formativas em uma comunidade de aprendizagem profissional para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: gêneros textuais no letramento em ciências e em língua portuguesa. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33528-
dc.descriptionAcompanha: Comunidade de aprendizagem profissional para docentes de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractTimes marked by changes cause a feeling of disorientation for those who live them. Currently, whether in the social, technological or environmental sphere, it is possible to perceive the effects of that lack of consistency. In search of stability, one alternative is building communities. Regarding the science teaching career, we understand the premise is no different, that is, teachers are able to find mutual support and assistance before their daily challenges in this global scenario, through collective and collaborative work. For this reason, we aimed to study the perceptions science teachers who worked in the early years of Elementary School about their experience in a professional learning community in Curitiba and its metropolitan region, in the state of Paraná/Brazil, in the interface between science literacy and portuguese literacy. In this qualitative study, we held synchronous meetings for via Google Meet, also with asynchronous activities of reading and research. Its participants were four teachers beginning to teach the subject of science and who were active in the public school system and private school system. Aspects regarding the use of text genres in science classes were the main focus during the meetings, in which we studied theoretical and theoretical-methodological basis for said subject. Audio and video recordings of the community meetings, as well as one individual interview with each participant after all meetings were done generated the data, which we analyzed considering elements of the organizational level of Jean-Paul Bronckart’s Sociodiscursive Interactionism. As an educational product, we propose the conception of this professional learning community based, which contains suggestions for strategies, resources and the perspectives of the teachers who shared this experience. As a conclusion, this study highlights the need for programs and public policies that provide time and space for collective and collaborative training among Elementary School science teachers, in view of their support before of everyday challenges, permanence in the profession, professional development of teachers and quality of scientific education of its students from the first years in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeachers - Education (Continuing education)pt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSchool children - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleVivências formativas em uma comunidade de aprendizagem profissional para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: gêneros textuais no letramento em ciências e em língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeExperiences in a professional learning community for elementary school teachers: text genres in science literacy and portuguese literacypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoTempos marcados por mudanças e incertezas causam uma sensação de desorientação àqueles que os vivem. Atualmente, seja na esfera social, econômica, tecnológica ou ambiental, é possível perceber os efeitos dessa falta de consistência. Na busca por estabilidade, uma das alternativas se encontra na convivência em comunidade. A respeito da carreira docente, entende-se que a premissa não é diferente, isto é, que por meio do trabalho coletivo e colaborativo entre profissionais do ensino faz-se possível encontrar apoio mútuo e maior suporte frente aos desafios vividos nesse cenário. Por essa razão, objetivou-se investigar as percepções dos professores sobre uma vivência em uma Comunidade de Aprendizagem Profissional para a formação continuada de docentes polivalentes iniciantes na disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Curitiba/PR e Região Metropolitana, na interface letramento em Ciências e em Língua Portuguesa. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, a Comunidade foi realizada de maneira remota com encontros síncronos via Google Meet e atividades assíncronas de leitura e pesquisa. Os participantes foram quatro docentes iniciantes na disciplina de Ciências que atuavam em escolas da rede municipal e da rede privada. Os encontros da Comunidade focaram em aspectos relativos ao uso de gêneros textuais nas aulas de Ciências, tendo sido estudados aspectos teóricos e teóricometodológicos específicos desta disciplina. Os dados foram gerados por meio de gravações de áudio e vídeo dos encontros da Comunidade, bem como de entrevistas individuais com cada participante ao final da pesquisa. Tais gravações foram transcritas e os dados apreciados considerando elementos do nível organizacional do Interacionismo Sociodiscursivo de Jean-Paul Bronckart. Como produto educacional, propõe-se a concepção da Comunidade de Aprendizagem Profissional, contendo também recursos, estratégias e as perspectivas dos docentes que partilharam essa vivência. Como conclusão, evidencia-se a necessidade de programas e políticas públicas que proporcionem tempo e espaço para a formação coletiva e colaborativa entre professores polivalentes que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista o seu apoio frente aos desafios cotidianos, permanência na profissão, desenvolvimento profissional dos docentes e qualidade da educação científica dos seus estudantes desde os primeiros anos nas escolas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9969-4652pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4489287706758096pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Siderlene Muniz-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3661-0663pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396411843386149pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee2Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2570-7841pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivenciasformativas.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
vivenciasformativas_produto.pdf12,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons