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Título: Influência da tipologia do contraventamento em sistemas estruturais light steel frame
Título(s) alternativo(s): Influence of bracing typology on Light Steel Frame structural systems
Autor(es): Silva, Syndel Flavia Lopes da
Orientador(es): Tessari, Rodolfo Krul
Palavras-chave: Aço galvanizado
Pórticos estruturais
Aço - Estruturas
Steel, Galvanized
Structural frames
Steel, Structural
Data do documento: 14-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SILVA, Syndel Flavia Lopes da. Influência da tipologia do contraventamento em sistemas estruturais light steel frame. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.
Resumo: O Sistema Light Steel Frame tem sido usado em larga escala em países em que a construção civil progrediu em níveis significativos de industrialização, esse método construtivo de concepção racional tem como principais características a rapidez de execução e maior leveza dos componentes estruturais. No Brasil, o sistema LSF ainda não tem seu uso amplamente difundido, devido a barreiras culturais e a falta de profissionais da construção civil que se encontram realmente preparados para trabalhar com o sistema. Em busca da desmitificação de que o LSF é um sistema frágil, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes tipologias de contraventamento, moduladas no sistema de Light Steel Framing, a fim de garantir a estabilidade estrutural de um galpão executado com perfis pesados em aço. Para isso, um projeto estrutural pré-dimensionado em perfis pesados foi adaptado por meio da substituição do contraventamento original por painéis em LSF, em que foram elaboradas nove tipologias de contraventamento diferentes. Com auxílio do software MCalcLSF, a estrutura foi discretizada em barra e nós para ser avaliada quanto à influência dos contraventamentos. Ao final, obteve-se resultados que mostraram que o contraventamento em fita com disposição em “X” foi o que proporcionou menores deslocamentos horizontais, seguida da modulação do tipo diagonais simples.
Abstract: The Light Steel Frame System has been used on a large scale in countries where civil construction has progressed at significant levels of industrialization, this constructive method of rational design has as main characteristics the speed of execution and greater lightness of the structural components. In Brazil, the LSF system is still not widely used, due to cultural barriers and the lack of civil construction professionals who are really prepared to work with the system. In search of demystifying that the LSF is a fragile system, this work aimed to evaluate the influence of different types of bracing, modulated in the Light Steel Framing system, in order to guarantee the structural stability of a shed executed with heavy profiles in steel. For this, a pre-dimensioned structural project in heavy profiles was adapted by replacing the original bracing with LSF panels, in which nine different bracing typologies were elaborated. With the help of the MCalcLSF software, the structure was discretized into bar and nodes to be evaluated for the influence of bracing. In the end, results were obtained that showed that the tape bracing with an “X” arrangement was the one that provided the smallest horizontal displacements, followed by the modulation of the simple diagonal type.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33438
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