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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33377
Título: | Objeto digital fundamentado na estrutura hierárquica de Gagné destinado à aprendizagem de jovens e adultos com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Digital object based on Gagné's hierarchical structure for the learning of youth and adults education with intellectual disabilities |
Autor(es): | Gueiber, Ezequiel |
Orientador(es): | Santos Junior, Guataçara dos |
Palavras-chave: | Incapacidade intelectual Aprendizagem Educação de jovens e adultos Gagné, Robert Mills, 1916- Stupidity Learning |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | GUEIBER, Ezequiel. Objeto digital fundamentado na estrutura hierárquica de Gagné destinado à aprendizagem de jovens e adultos com deficiência intelectual. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | As mudanças e as transformações da sociedade em relação ao uso de recursos digitais tecnológicos fazem com que pesquisas sejam realizadas em busca de melhores condições e oportunidades para a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. Esse público necessita de que as estratégias sejam desenvolvidas respeitem sua individualidade e suas especificidades cognitivas. Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) se destacam como uma das estratégias que ajudam a favorecer o processo de ensinar e aprender. Por isso, este trabalho criou um objeto digital de aprendizagem para o público com deficiência intelectual, fundamento na estrutura hierárquica composta de vários tipos de aprendizagem de Gagné, implementado para aplicativo móvel e que contempla estilos preferenciais desses alunos. A criação do objeto foi imprescindível para atingir o objetivo desta pesquisa que era analisar as contribuições que o objeto digital de aprendizagem poderia trazer ao processo de aprendizagem de jovens e adultos com deficiência intelectual. Dessa forma, a pesquisa foi classificada como descritiva, pois analisou as características do público-alvo ao executar atividades hierárquicas. Foram elaboradas treze atividades distribuídas nos tipos de aprendizagem de Gagné, a respeito do conteúdo sobre Segurança Alimentar e o tópico abordado foi Frutas, estabelecido pela pedagoga da instituição em que a pesquisa foi executada. A análise foi realizada por meio da coleta de dados do tipo observação sistemática, de entrevista não-estruturada, de registros armazenados automaticamente pelo objeto e por um questionário, a fim de avaliar a perspectiva dos alunos ao usar tal objeto. Para análise dos dados coletados, utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar a importância da interação por meio do objeto digital e da estrutura hierárquica das atividades para a aprendizagem de um tópico aos alunos com deficiência intelectual. Participaram desta pesquisa onze alunos de uma instituição pública na modalidade de educação especial da região Sul que apresentam deficiência intelectual do tipo leve e moderada com faixa etária entre dezoito e setenta anos de idade. Os resultados obtidos demonstram que o objeto digital é uma ferramenta possível de se aplicar a esses alunos uma vez que oportuniza a aprendizagem gradual, respeitando-se, assim, suas individualidades discentes. O produto resultante desta pesquisa foi a criação de um aplicativo para dispositivo móvel denominado de AMesa, que ajudou os alunos com deficiência intelectual a atingirem uma aprendizagem sobre Segurança Alimentar e propiciou a inclusão digital. Ressalta-se que o produto desta tese pode conter vários tipos de atividades organizadas hierarquicamente, elaboradas pelo professor, criando, assim, um repositório de objetos digitais de aprendizagem. |
Abstract: | The changes and transformations in society regarding the use of digital technological resources necessitate research aimed at improving conditions and opportunities for the learning of individuals with intellectual disabilities. This audience requires that strategies be developed to respect their individuality and cognitive specificities. Digital Learning Objects (DLOs) stand out as one of the strategies that help facilitate the teaching and learning process. Therefore, this work created a digital learning object for the audience with intellectual disabilities, based on the hierarchical structure composed of various types of learning according to Gagné, implemented as a mobile application, and addressing the preferred learning styles of these students. The creation of the object was essential to achieve the goal of this research, which was to analyze the contributions that the digital learning object could bring to the learning process of young adults with intellectual disabilities. Thus, the research was classified as descriptive, as it analyzed the characteristics of the target audience while carrying out hierarchical activities. Thirteen activities were developed, distributed among the types of learning according to Gagné, concerning the content on Food Safety, with the specific topic being Fruits, established by the institution's pedagogue where the research was conducted. The analysis was carried out through data collection, including systematic observation, unstructured interviews, automatically stored records by the object, and a questionnaire to assess the students' perspective when using such an object. For the analysis of the collected data, Textual Discursive Analysis (TDA) was used to examine the importance of interaction through the digital object and the hierarchical structure of activities for learning a topic by students with intellectual disabilities. Eleven students from a public institution specializing in special education in the Southern region, with mild to moderate intellectual disabilities, aged between eighteen and seventy years, participated in this research. The results obtained demonstrate that the digital object is a tool that can be applied to these students, as it provides gradual learning, thus respecting their individual learning needs. The outcome of this research was the creation of a mobile application named AMesa, which assisted students with intellectual disabilities in achieving learning about Food Safety and facilitated digital inclusion. It is worth noting that the product of this thesis can contain various types of activities organized hierarchically, created by teachers, thus forming a repository of digital learning objects. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: AMESA: um objeto digital fundamentado na estrutura hierárquica de Gagné destinado à aprendizagem de jovens e adultos com deficiência intelectual |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33377 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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