Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPavani, Camila Matile Reis-
dc.date.accessioned2024-02-16T19:49:38Z-
dc.date.available2024-02-16T19:49:38Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationPAVANI, Camila Matile Reis. Elaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e três momentos pedagógicos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357-
dc.descriptionAcompanha: Integrando ciências, português e matemática na produção de uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the problem of lack of association of school content with the daily reality of students of basic education. The work proposes to deal with this problem through the methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP) in an interdisciplinary way, both as a teachingmethod and curriculum organization, andaims to present to education professionals an interdisciplinary methodology, proposal and propose a new perspective to work the school curriculum based on BNCC, offer methodologies and tools for the realization of this work through a didactic sequence. The project proposes to fulfill the objectives through a theoretical foundation, a study of the theoretical framework produced, elaboration and validation of a this being the final product that guides the teacher in his interdisciplinary practice through active methodologies and tools to transform learning into something meaningful and applicable to the student’s life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação - Programas de atividadespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectActivity programs in Educationpt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.titleElaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e os três momentos pedagógicospt_BR
dc.title.alternativeDevelopment, analysis and validation of an interdisciplinary didactic sequence for the early elementary school: curriculum and the three pedagogical momentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo trata do problema da falta de associação do conteúdo escolar com a realidade cotidiana dos alunos da educação básica. O trabalho propõe tratar deste problema através da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3M P) de forma interdisciplinar, tanto com o método de ensino com o de organização do currículo, e tem como objetivos apresentar aos profissionais da educação uma metodologia interdisciplinar, baseada na proposta de Freire e propor uma nova perspectiva para trabalhar o currículo escolar com base na BNCC, oferecer metodologias e ferramentas para a realização deste trabalho através de uma sequência didática. O projeto propõe cumprir os objetivos através de uma fundamentação teórica, um estudo do referencial teórico produzido, elaboração e validação de uma Sequência Didática, sendo esta, o produto final que oriente o professor na sua prática interdisciplinar através de metodologias ativas e ferramentas para transformar aprendizagem em algo significativo e aplicável à vida do aluno.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-0445-1245pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399246197668854pt_BR
dc.contributor.advisor1Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1787-0534pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867370408957200pt_BR
dc.contributor.referee1Rivelini, Angelica Cristina-
dc.contributor.referee1IDhttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee2Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1787-0534pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867370408957200pt_BR
dc.contributor.referee3Klaiber, Michelle Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0127-7373pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4399363131351939pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaosequenciadidaticainterdisciplinar.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
elaboracaosequenciadidaticainterdisciplinar_produto.pdf324,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons