Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Adriane Dall' Acqua de-
dc.date.accessioned2024-02-16T16:13:29Z-
dc.date.available2024-02-16T16:13:29Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriane Dall' Acqua de. As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de biologia: experiência com alunos da educação especial. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33347-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Práticas de ensino de biologia adaptadas à educação especial desenvolvidas pelo PIBID/UTFPR durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the contributions of the Institutional Program for Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) to the initial education of Biology teachers in teaching practice with students with special education needs in regular classrooms during remote emergency teaching. Using a qualitative approach and a case study method, the research included a sample of eight Biology students who participated in the PIBID program at UTFPR, Ponta Grossa Campus, acting as teachers in teaching initiation. The data was collected through semi-structured interviews and subsequently analyzed using NVivo Pro software version 14. After the analysis, the established categories were: Experiences (personal, professional, and with PIBID), Undergraduate Education (courses related to special education), and teaching materials. The results indicated that the training of teachers to deal with special education is influenced by personal and professional experiences, with an emphasis on participation in PIBID. Undergraduate education revealed deficiencies in preparing to meet the diverse needs of students. The availability of appropriate teaching materials and flexibility in adapting teaching strategies play a crucial role in promoting inclusive and effective learning experiences for students with special educational needs. It is concluded that the complex interaction between experiences, training, and resources in teacher preparation emphasizes the importance of anticipation and expansion of practice as an agent of transformation in the formation of these professionals, distinguishing the formative trajectory of the future teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.subjectCurriculum changept_BR
dc.titleAs contribuições do PIBID na formação inicial de professores de biologia: experiência com alunos da educação especialpt_BR
dc.title.alternativeThe PIBID’s contributions in the initial training of biology teachers: experience with special education studentspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Biologia em prática docente com alunos da educação especial em sala de aula regular durante o ensino emergencial remoto. Utilizando uma abordagem qualitativa e um método de estudo de caso, a pesquisa contou com uma amostra de oito acadêmicos de Biologia que participaram do programa PIBID na UTFPR, Campus Ponta Grossa, atuando como professores em iniciação à docência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com o auxílio do software NVivo Pro versão 14. Após a análise, as categorias estabelecidas foram: Experiências (pessoais, profissionais e com o PIBID), Formação na graduação (disciplinas relacionadas à educação especial) e materiais didáticos. Os resultados indicaram que a formação de professores para lidar com a educação especial é influenciada por experiências pessoais e profissionais, com destaque para a participação no PIBID. A formação na graduação mostrou deficiências na preparação para atender às diversas necessidades dos alunos. A disponibilidade de materiais didáticos adequados e a flexibilidade na adaptação de estratégias de ensino desempenham um papel crucial na promoção de experiências de aprendizagem inclusivas e eficazes para alunos da educação especial. Conclui-se que a interação complexa entre experiências, formação e recursos na preparação de professores destaca a importância da antecipação e ampliação da prática como agente de transformação na formação desses profissionais, diferenciando a trajetória formativa do futuro professor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7448-5512pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303780611107003pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8619-7558pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6507718848252634pt_BR
dc.contributor.referee4Cechin, Marizete Righi-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7651-8082pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258243347570564pt_BR
dc.contributor.referee5Freitas Júnior, Miguel Archanjo de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6636-8084pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535289084806834pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pibidbiologiaeducacaoespecial.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pibidbiologiaeducacaoespecial_produto.pdf14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons